06 SET 2022
Alto São Vicente inicia festividades de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
A Prefeitura de Divinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), junto da Congregação das Irmandades Congadeiras, de Reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e Correlatas de Divinópolis (Congadiv), apoiam e anunciam a programação das festividades de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito na Irmandade do Alto São Vicente.

As atrações da festa iniciam hoje (6/9). Nesta terça-feira, às 19h30, os capitães das guardas Verde Amarelo, Marinheiro, Nova Estrela, Santa Isabel e Moçambique Santa Cruz recitarão o Santo Terço, marcando o 1º dia do Tríduo.

Amanhã (7/9), às 19h, o Padre Edvaldo José Damaceno fará a celebração Eucarística com a presença das guardas, destacando o 2º dia do Tríduo. Na quinta-feira (8/9), às 19h30, os capitães das guardas recitará o santo terço cantado.

Na sexta-feira (9/9), às 19h, a irmandade formará as congadas, recolherá as bandeiras na casa dos mordomos e reunirá todos os participantes na casa da mordoma de de Nossa Senhora do Rosário. Depois, o cortejo sairá da rua Prado, no nº 45 e percorrerá as ruas Nova Serrana, São Romão e São Vicente até a Capela do Rosário, encerrando o 1º dia da festa.

No sábado (10/9), as atividades começam às 12h com a formação das congadas. Ao meio dia e meio, será servido o almoço. Às 14h, as coroas de promessa serão recolhidas. O 2º dia da festa será encerrado às 18h com a celebração Conga, seguida da coroação de Nossa Senhora, prosseguindo com a coroação da Rainha Perpétua de Nossa Senhora Aparecida à Perpétua Martins.

No domingo (11/9), o terceiro dia da festa inicia às 6h com a Alvorada Festiva. Às 8h, acontecerá a acolhida das congadas visitantes. Logo após, às 10h30 a Santa Missa será presidida pelo padre Edvaldo José. O almoço será servido às 11h30. Às 15h, o cortejo sairá com a imagem e os reis perpétuos de Nossa Senhora Aparecida do bairro Bom Pastor. Às 15h30, haverá o encontro das congadas na Praça São Sebastião.

A festa será encerrada às 16h30 com a procissão das congadas com as imagens dos padroeiros, reis, rainhas, príncipe e princesas até a capela do Rosário. Na chegada, o Frei Leonardo fará a benção da procissão.