22 AGO 2022
Semed abre comemoração da Educação Infantil com apresentação do “Pé de Sonho”
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), abriu na manhã de ontem (21/8), as atividades comemorativas da Semana Nacional da Educação Infantil com uma apresentação do grupo Pé de Sonho, que reuniu centenas de pessoas na Praça do Santuário.

Antes da apresentação, a secretária de Educação, Andreia Dimas, apresentou várias lideranças da Semed e agradeceu toda a equipe da secretaria que, com tanto carinho e organização, planejaram todas as ações que vão acontecer durante a semana nas escolas infantis do município.

De acordo com Andrea Dimas, que representou o prefeito Gleidson Azevedo e a vice-prefeita Janete Aparecida, foi solicitado que todas as instituições promovessem atos concretos no dia a dia das escolas, debates e reflexões com sociedade civil refletindo sobre o lugar próprio que a infância deve ocupar. “Para a Administração Municipal a educação infantil é muito importante. A Semana Nacional da Educação Infantil trata-se de um período importante para toda a sociedade, já que a atenção das instâncias sociais e governamentais se direcionam à infância, e atrelada a uma maior promoção de saúde e proteção aos pequenos está justamente a necessidade de garantir uma Educação de qualidade”, salientou.

A abertura da Semana da Educação Infantil contou com a presença de diversos secretários municipais e da secretária municipal de Educação da Cidade-Amiga 2022, São Sebastião do Oeste, Jaíne Teixeira dos Nascimento que falou da alegria de estar presente no evento. “Recebemos com muita alegria o convite para participarmos desta semana comemorativa pois sabemos o quanto é importante cuidarmos da educação, desde a educação infantil”, destacou.

Pé de Sonho

O grupo Pé de Sonho surgiu para levar às crianças a magia da música produzida por Weber Lopes é violonista, compositor e arranjador, com talento reconhecido não só no Brasil, mas em muitos países da Europa, além da Austrália e Nova Zelândia. Percussionista, educador e performer, Geovanne Sassá é integrante do Grupo Tambolelê, com o qual realizou inúmeras turnês pelo exterior, além de ser considerado um dos maiores oficineiros do país.

A dupla mostra as composições do CD “Pé de Sonho”, com Adriano Goyatá (percussão e bateria), Ivan Corrêa (contrabaixo elétrico), Marcos Danilo (violão, guitarra e voz) e Sarah Lopes (voz). O show contou ainda com a participação especial dos cantores Kristof Silva e Rebeca Lopes, além das crianças Maria Almeida, Davi, Amora e Lia.

Os músicos do conjunto encantaram o público infantil e seus familiares através de suas canções, histórias e oficinas, apresentadas de maneira criativa e lúdica para abrilhantar o espetáculo e alegrar a criançada.

Semana da Educação Infantil

A Semana Nacional da Educação Infantil e o Dia Nacional da Educação Infantil (25 de agosto) foram criados pela Lei 12.602/2012. Essa data foi escolhida para homenagear o nascimento da médica e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns (1934-2010), que faleceu em um terremoto no Haiti. Ela dedicou sua vida profissional em prol dos direitos das crianças do mundo inteiro, sobretudo das mais vulneráveis.

As atividades da Semana da Educação Infantil buscam dar visibilidade ao desenvolvimento da infância e acontecerão até o próximo sábado (27/8). Para este ano, foi estabelecido o tema “O brincar na Educação Infantil”, que deve ser desenvolvido em todas as unidades escolares durante a semana.

Nesta segunda-feira (22/8), ocorrerão brincadeiras musicais em todas as unidades escolares. Amanhã (23/8), seguem os trabalhos nas unidades escolares, com a temática “O brincar com os tesouros da natureza”.

No dia 24, quarta-feira, ocorre a atividade “O livro como brinquedo”, nas unidades escolares. No mesmo dia, às 14h na sede do Centro de Referência em Educação Infantil (CREI), haverá uma formação intitulada “Tarde Brincante”, voltada para os diretores das unidades escolares municipais.

Na quinta-feira (25/8), as unidades escolares seguem trabalhando com a temática “Caixas e tecidos que viram brinquedo”, enquanto nova formação é realizada no auditório da Semed, em dois turnos, tratando sobre “A aprendizagem por campos de experiências”.

Já na sexta-feira e no sábado, 26 e 27 de agosto, ações “O brincar livre” e “Brincadeiras da tradição popular”, encerrando as atividades nas unidades escolares da rede municipal de ensino.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024