A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou ontem (5/7), das 9h30 às 11h, uma ação de capacitação dos profissionais de saúde em relação ao público LGBTQIAP+. As atividades foram conduzidas pela unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Nova Holanda.
A iniciativa foi destinada a 10 profissionais, que atendem os usuários do SUS. Entre as ações ofertadas, foram feitas palestras, bate-papo e troca de saberes. O objetivo da capacitação foi desmistificar conceitos socioculturais e preparar a equipe para inclusão desta população, para tornar a unidade uma referência de saúde universal, integral, e equitativa.
As atividades foram conduzidas pelo assistente social, Gabriel Cavalcante de Sousa, que abordou temáticas, como a da saúde da população LGBTQIA+, e do preconceito e desconhecimento sobre o assunto, que ainda são desafios para um atendimento com equidade.
De acordo com Gabriel, a ação é importante não só para a luta contra o preconceito, mas também para as próprias unidades aprenderem sobre o assunto. “Qualificar a informação em saúde no que tange à coleta, e a análise dos dados específicos sobre a saúde da população LGBTQIA+, incluindo os recortes socioculturais nos permite um diagnóstico mais objetivo da realidade de saúde dessa população”, destacou.