A coordenadora do projeto Fazendo Arte, Lenir de Castro, iniciou a quarta viagem internacional, segunda-feira, 18/3, em Bogot, na Colmbia, para participar do Red Latinoamericana-Europa de Tabajo Social Transnacional (Reletran). Desde o ano passado, o Fazendo Arte faz parte da proposta que rene representantes de 11 pases da Amrica Latina e da Europa. A inteno dos encontros elaborar aes para reduzir a pobreza e as desigualdades sociais.
Acompanhada da coordenadora do Curso de Servio Social do Inesp, Maria Jos Lemos, Lenir de Castro destaca a fase final de elaborao da proposta para ser aplicada. Estamos em fase final de elaborao do chamado currculo, que a proposta de trabalho a desenvolver. O encontro na Colmbia importante para decidirmos a proposta a aplicar. enorme experincia que temos obtido com o grupo.
Em maro do ano passado, Lenir esteve no Mxico duas vezes e na Guatemala para participar do projeto. O Fazendo Arte foi indicado em 2011 pela universidade alem Alice Salomom como projeto de destaque no setor sociocultural. O trabalho social pela arte realizado pelo Fazendo Arte est entre os dois escolhidos para representar o Brasil no Reletran, que projeto voltado incluso sociocultural. Doze universidades da Europa e da Amrica Latina participaro deste, e a proposta divinopolitana foi escolhida pelos trabalhos de 11 anos que desenvolve arte com crianas e adolescentes em bairros carentes no municpio: 1,7 mil estudantes participam em 16 escolas de regies da cidade. O projeto estimula modalidades como artes plsticas, capoeira, viola caipira, flauta, violo, canto, teatro, contao de histrias e danas (clssica, jazz, contempornea e folclricas). O projeto realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo e tem patrocnio do Grupo Gerdau e da empresa Somasa, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).