A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), intensifica os trabalhos de educação para o trânsito nas escolas do município.
Na última terça-feira (28/6), foi realizada uma palestra educacional sobre trânsito na Escola Estadual Rosa Vaz de Araújo, que tratou sobre travessia de pedestres, passageiros, dispositivos de segurança e gentileza no trânsito.
Os alunos interagiram com o tema realizando uma série de perguntas que foram esclarecidas pela educadora e pelos agentes de trânsito. Os professores, vendo o resultado positivo, já agendaram a palestra também para o restante das turmas que a escola atende, do 1º ao 7º ano.
Rosely Eduvirgens, gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito, comentou o método de ministrar esse tipo de conteúdo nas escolas. “Acredito que nas escolas, a educação para o trânsito não precisa ser passada por meio do aprendizado técnico de sinais de trânsito e sim por valores cidadãos que serão úteis no trânsito, como gentileza, solidariedade e educação”, finalizou.
De acordo com artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a educação para o trânsito deve ser promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º grau, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.
Do ensino fundamental à universidade, o tema precisa ser curricular, para a formação de um cidadão apto a respeitar as leis do trânsito, ter comportamento solidário e assim, diminuir as ocorrências de mortes, lesões e sequelas provocadas pelos acidentes de trânsito.