A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) - Centro de Referência dos Profissionais da Educação (CRPE), promoveu o encontro de formação continuada sobre Gestão de Comportamentos Inapropriados para crianças com autismo e deficiência intelectual. A ação aconteceu ontem (29/6) na Escola Municipal Bom Pastor.
As atividades foram realizadas nos dois turnos, matutino e vespertino, das 8h às 10h e das 14h às 16h. As professoras formadoras foram Evanda Miranda e Isabel Silva do CRPE. Participaram da formação 21 profissionais, entre professores da educação infantil, direção da escola, auxiliares de serviço, estagiários e assistentes educacionais.
O objetivo da ação foi estudar as funções do comportamento para crianças com autismo e deficiência intelectual tendo como base a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para gerir comportamentos apropriados no ambiente escolar. Nessa formação foi discutido como substituir comportamentos que afetam o desenvolvimento (crises, agressões, autoagressões, gritos) das crianças por comportamentos mais apropriados.
De acordo com Élida Tavares, professora da escola, a formação buscou garantir que os profissionais saibam lidar da melhor forma com os alunos. “Foi uma manhã muito proveitosa, que nos trouxe novos conhecimentos. Nos deixaram a vontade para perguntar, questionar, quanto à demanda que temos aqui na escola. Estamos encantados com tudo que nos foi proporcionado. Agradecemos muito”, disse.
A estudante de psicologia e estagiária da rede Geovana Francischeto declarou que foi uma atividade agregadora de saberes. “Foi uma ótima formação, que veio com muito conhecimento científico, esclarecendo muito pra nós sobre como tentar aplicar o que aprendemos para melhorar a situação”, ressaltou.