A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa a nova parceria firmada com a Academia Divinopolitana de Letras (ADL), para o desenvolvimento do Projeto Minha Cidade Lê, ao longo do ano de 2022.
A parceria prevê a divulgação da literatura divinopolitana, favorecendo um intercâmbio entre os autores / literatos e os professores e estudantes das escolas do sexto ao nono ano da Rede Municipal de Ensino.
Para dar início à parceria, nos dias 22 e 23 de junho, na sede da academia, foram realizados três encontros, com a presença de 10 literatos e participação de 40 professores de 13 escolas municipais, mais 50 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais Cetepe e João Severino de Azevedo.
Os participantes foram recebidos pela presidente da ADL, Maria Imaculada, pela gerente de Políticas Educacionais da Semed, Ilizinha Diniz, e pelos representantes do Centro de Referência dos Profissionais da Educação (CRPE), que reforçaram a importância de reunir esforços para a disseminação da literatura divinopolitana.
Além disso, foi apresentada a história da ADL e, por meio de mesas temáticas, os autores apresentaram a literatura infanto-juvenil, em prosa e poética. Os literatos interagiram com os participantes apresentando seus motivos e suas inspirações para escreverem. Houve também a participação de representantes da Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago, apresentando o acervo e incentivando as visitas dos estudantes ao local.
De acordo com a professora da Escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira, Elizete Vilela, “os literatos compartilharam amor pela arte, pela literatura, pela poesia, pela educação. Além de nos mostrar, que no fundo, todos esses amores são indissociáveis e que todo escritor tem pouco de professor e que todo professor tem um pouco de escritor”, destacou.
Na continuidade da parceria, a próxima etapa será a ida dos literatos às escolas, nas salas de aula, junto aos professores e estudantes. A direção da escola deverá entrar em contato com o CRPE para organização dessas visitas.