20 JUN 2022
Semusa informa sobre os serviços do Capsi Cidah Viana

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), destaca os serviços do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Capsi) Cidah Viana.

O Capsi é um serviço aberto e de caráter comunitário, e, portanto, não é necessário agendamento ou encaminhamentos para os atendimentos. Os acolhimentos são realizados todos os dias, das 8h às 18h, por um profissional que direcionará o caso, conforme a necessidade do paciente.

O serviço é a porta de entrada para o público infanto juvenil e a organização da rede de assistência à saúde mental de crianças e adolescentes. Além disso, ele possui função assistencial e busca, por meio de intervenções terapêuticas, resolver ou aliviar os sofrimentos apresentados por seu público alvo.

Entretanto, alguns aspectos são levados em consideração entre os atendidos pelo sistema, tais como diagnósticos clínicos, inclusão de crianças e adolescentes com uso prejudicial de álcool e outras drogas, inclusão nos laços sociais, independentemente do diagnóstico clínico, situações de crise aguda, de grande sofrimento psíquico e de alta vulnerabilidade, capacidade de acolhimento e resolutividade da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e encaminhamentos.

Dessa forma, não há situação ou diagnóstico que define a inclusão ou a exclusão de uma criança ou adolescente no Capsi. Cabe à equipe entender as necessidades do território e a capacidade da rede ampliada de cuidados e construir seus próprios critérios que devem ser transparentes e pactuados com todos os interessados e que respondam aquelas diretrizes éticas e clínicas já abordadas.