A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa as atividades realizadas nos últimos dias. As ações foram conduzidas pelas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF).
A ESF Nossa Senhora das Graças realizou ontem (9/6), um encontro do “Grupo de Arte Terapia” para mulheres atendidas pela unidade. O grupo se reúne todas as terças-feiras, às 15h, no salão da unidade, e tem mulheres acima de 18 anos como participantes.
Através das expressões artísticas as mulheres têm a oportunidade de fazer reflexões e promover mudanças com vista à sua integralidade e, consequentemente, à melhoria da sua qualidade de vida. De acordo com Telma Alves, supervisora da unidade, “essas parcerias entre unidade e população, aproxima os dois lados e com isso, todas as ações passam a ser atores comunitários da saúde”, destacou.
A ESF Nações realizou na quarta-feira (8/6), uma ação sobre saúde bucal na Escola Estadual Antônio da Costa Pereira, no turno da tarde, para os alunos do 6° ao 9° ano do período integral. Foi realizada uma palestra sobre a importância da higiene oral para a preservação dos dentes, com demonstração de escovação, uso do fio dental e como os dentes são importantes para a saúde no geral. Ao final, foram distribuídos 83 cremes dentais e escovas de dente para os alunos.
Foi conduzida uma atividade de conscientização a respeito da campanha do “Junho Violeta” na sala de espera da ESF Campina Verde. O mês é dedicado a prevenção e conscientização da violência contra o idoso. A ação foi realizada pela agente comunitária de saúde (ACS) da unidade, Katia Juliana de Oliveira e ao todo, 12 pessoas participaram dos momentos de aprendizado.