O prefeito de Divinópolis e presidente da Frente Mineira de Prefeitos (FMP), Vladimir Azevedo, participou, na manhã desta terça-feira (26/02), de uma reunião com diversos prefeitos na sede da Associação dos Municípios do Vale do Itapecerica (AMVI). Na pauta de discussão, estava a apresentação pelo diretor da Escola de Gestão Pública (EGP), José Carlos Rassier, das atividades da Escola, com o intuito de possibilitar a AMVI a adesão ao termo de compromisso e cooperação técnica para implementação do Programa de Qualificação e de Assistência Técnica.
De acordo com Azevedo, já existe um convênio entre EGP e FMP, e estender a AMVI o termo de compromisso para o Programa de Qualificação possibilitaria um grande incremento na qualificação de gestores e servidores municipais. “Esta é a primeira região de Minas que recebe esta oportunidade de qualificação. Os ganhos são de toda ordem, da melhor utilização dos recursos à capacitação daqueles que gerenciam as potencialidades específicas de cada município. Tudo isso a partir da identificação das demandas próprias, de problemas próprios da administração, e com a proposição, dentro do programa, de alternativas que impactem não apenas no melhor aproveitamento do capital humano, mas também naquilo que a capacitação pode trazer, com ganhos na gestão e, dependendo do caso, até mesmo na arrecadação”, salientou.
Segundo Rassier, o Programa apresenta aos gestores oportunidades e alternativas para a gestão pública. “Mais do que apresentarestratégias de planejamento, propomos soluções para gestão, mas com foco na qualificação”, declarou. “Para isto, apresentamos aos gestores presentes o programa que visa desenvolver as habilidades do servidor, melhorar o desempenho administrativo, contribuindo para a profissionalização da gestão pública e o alcance de resultados efetivos para a administração”, resumiu.
Para o atual presidente da AMVI, Fábio Fábio Alves Costa, prefeito de Igaratinga, o programa de qualificação apresentado pela EGP pode fortalecer os municípios que integram a Associação. “Está sendo proposta aqui a adesão da AMVI ao termo de compromisso com a EGP. A expectativa é de que, uma vez implementado o programa, seja fortalecida a administração pública dos municípios que a integram, em especial, a partir da qualificação de seus servidores em diversas frentes”, destacou.