03 JUN 2022
Resultados do projeto Cidades Excelentes são entregues em cerimônia
Foi realizado na tarde de hoje (3/6), no auditório do hall do 5º andar do Centro Administrativo, o encerramento do projeto Cidades Excelentes, realizado em parceria com o Instituto Áquila, com uma apresentação dos resultados e a entrega do book do projeto. Esse evento integra o calendário de eventos comemorativos dos 110 anos de emancipação política e administrativa de Divinópolis.

O projeto teve como objetivo desdobrar os compromissos de gestão, melhorar processos e analisar oportunidades de melhoria e redução de custos e desperdício no serviço público.  O book entregue e apresentado contempla as análises de oportunidades identificadas, os projetos desenvolvidos e as melhorias proporcionadas, em consonância com o Instituto Áquila.

A proposta é transformar as estrutura administrativo-burocrática do município em modelo mais flexível e empreendedor por meio do programa Cidades Excelentes. A finalidade do programa é desdobrar as ações do governo em todos os níveis da prefeitura, aumentando a transparência e deixando um legado de excelência para a cidade.

O Instituto Áquila é uma empresa de Consultoria em gestão profissional para melhoria de resultados através de metodologia própria, com ampla experiência no setor público, que inclui prefeituras e governos estaduais. A entidade possui mais de 1.500 projetos desenvolvidos, entre os quais está a implantação do critério de meritocracia no serviço público, possui uma equipe composta por cerca de 500 consultores habilitados a entregar os resultados propostos.

Estiveram presentes durante o evento diversas autoridades municipais, entre elas o prefeito, Gleidson Azevedo, a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida; o assessor especial do Governo e líder do projeto, Fernando Henrique Costa; o controlador Geral do Município e também líder, Diogo Andrade; o secretário municipal de Fazenda e árbitro do Cidades Excelentes, Gabriel Vivas, o vereador Zé Braz e todo o secretariado.

De acordo com o prefeito, o Instituto Áquila foi importante para que a gestão se torne cada vez mais efetiva. “Três coisas que valorizei muito quando contratamos o Instituto foram as questões de transparência, foco e resultado. É uma honra para nós estarmos representados quando vocês abrirem seus slides e a bandeira e o nome de Divinópolis estiverem também lá como Cidade de Excelência”, destacou.

Janete disse que é preciso adquirir conhecimento e colocá-lo em prática para que a gestão pública seja de qualidade. “Só se torna investimento se for feito com as pessoas colocando o que foi produzido de conhecimento e de processos em prática. É por isso que nós estamos aqui, vamos transformar essa cidade no que ela já começou a ser: uma cidade excelente, que nós teremos orgulho de fazer dela cada vez melhor, porque Divinópolis já é grande e tem potencial para ser ainda maior”, pontuou.

De acordo com Fernando, a empresa deixa muito mais do que foi acordado, sendo um trabalho a ser aplicado no município por muito tempo. “Os funcionários da Áquila estão indo embora, mas deixam para nós planos de ação, planejamentos, estimativas, material para executar pelos próximos dois ou três anos. Muito mais do que um trabalho de 12 meses, a empresa deixa aqui um grandioso trabalho a ser executado pela gestão”, ressaltou.

Segundo Diogo o trabalho não foi fácil, mas foi importante para que Divinópolis tivesse uma gestão mais eficiente. “Foi um grande marco para o município trazer o Cidades Excelentes e não termina só aqui. Sabíamos que não seria fácil, mas a consultoria deixa um legado de trabalho sério, profundo e que trouxe resultados práticos”, declarou.

Gabriel ressaltou que uma cidade excelente, é uma cidade que presta serviço público de qualidade. “Fiquei muito encantado e feliz com esse projeto, pois é isso que nós desejamos para Divinópolis, que as pessoas encontrem uma cidade limpa, com boa infraestrutura, desenvolvida e desburocratizada. E é isso que nós buscamos fazer durante esse ano que nós estivemos juntos durante o projeto”, comentou.

Fizeram a apresentação dos resultados pelo Instituto Áquila o coordenador do projeto, Fabrício Machado Righetti, o gerente do projeto, José Roberto Soares Lima, além das consultoras Bruna Ferreira, Luana Amélia e Isadora Lasmar.

Algumas observações feitas pelo Instituto foram relacionadas a processos de arrecadação, efetivação de processos e demais atividades, que trouxeram muitos benefícios, acelerando ações e melhorando a receita municipal.

José Roberto comentou sobre o grande aproveitamento do Instituto Àquila no município. “Esses 12 meses foram de aprendizado pra todos nós e é preciso que tudo isso seja continuado. A jornada das Cidades Excelentes vem para ficar, com seus ganhos qualitativos, quantitativos e tudo que foi desenvolvido”, contou.

Fabrício contou que os objetivos traçados foram alcançados em sua totalidade. “A Prefeitura fica com todo o sistema elaborado pelo Cidades Excelentes para poder gerenciar todos os projetos que ela tem e nós implementamos. Como vocês disserem, esse é o legado, um dos legados que deixamos junto com vocês”, ressaltou.

As apresentações dos resultados alcançados com as consultorias foram mostradas tendo a participação dos secretários das pastas atingidas para exemplificar o que está sendo feito. Ao final da apresentação, Gleidson, Janete, Fernando, Diogo e Gabriel assinaram o certificado de capacitação técnica.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024