26 MAI 2022
Semas realiza ação com pessoas em situação de rua na Praça do Santuário
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou hoje (26/5), uma ação do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (PopRua).

As atividades ocorreram na Praça do Santuário, com aproximadamente, 60 pessoas. A iniciativa contou com testagens rápidas de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), distribuição de preservativos e orientações sobre saúde e higiene. Ocorreu também uma breve oficina de artesanato, orientações sobre o CadÚnico e foi oferecido um lanche aos participantes.

A ação visou informar sobre os serviços disponibilizados na rede de atendimento direcionados as pessoas em situação de rua. Para a realização do momento contou com a parceria de grupos da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e da Semas, além de estagiários de enfermagem e de um representante do internato rural de medicina.

As atividades contaram também com a parceria de um representante do Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp), que tem como objetivo principal propiciar o acesso a direitos e promover condições para a inclusão social de homens e mulheres egressos do sistema prisional.

De acordo com Graziela Severo, referência técnica de Política Sobre Drogas e Direitos Humanos, “a participação de todas essas representações nestas ações é fundamental para garantir e assegurar as pessoas em situação de rua o acesso amplo, simplificado e seguro aos serviços e programas que integram as diversas políticas públicas desenvolvidas pelo município para este público”, destacou.