A Secretaria Municipal de Sade (Semusa), pela Diretoria de Vigilncia em Sade/Vigilncia Ambiental, intensificou as aes de combate dengue no municpio, tendo em vista os indicadores epidemiolgicos (LIRAa) e a comprovao dos primeiros casos positivos da doena em 2013.
Considerando que a Regio Norte responsvel pela maioria das notificaes de suspeita de dengue e dos casos confirmados, a Semusa tem adotado serie de aes e medidas de mobilizao social e educao em sade direcionadas ao territrio, que inclui os bairros So Vicente, So Sebastio e Afonso Pena.
Combate Dengue
A Semusa desenvolve as atividades de combate dengue em parceria com a Universidade Federal de So Joo del-Rei (UFSJ), que aderiu s aes e foi a campo com os alunos de medicina da instituio sob orientao de dra. Rosa Gouva de Sousa, mdica de famlia e comunidade. Os alunos visitaram as residncias do bairro e orientaram os moradores sobre o risco da dengue, esclarecendo dvidas sobre os sintomas da doena, o tratamento e as medidas preventivas. Duas tendas com material educativo (cartazes, encartes e adesivos) foram instaladas no alto So Vicente e na unidade de sade do Afonso Pena.
Os agentes de controle de endemias e os alunos de medicina panfletaram as casas e o comrcio regional, convidando a todos a participarem da reunio comunitria, que ocorreu na noite de 31 de janeiro de 2013, no salo da igreja do Afonso Pena. A reunio teve como objetivo sensibilizar os moradores sobre a atual situao regional da dengue e propor estratgias que envolvam a parceria da comunidade com a Vigilncia em Sade.
ocasio, Mary Santana Vieira, enfermeira da unidade de sade do Afonso Pena, comentou sobre o aumento significativo das notificaes de suspeita de dengue e orientou a todos os presentes a buscar a unidade de sade a partir dos primeiros sintomas da doena. A precoce deteco dos casos fundamental para tratamento adequado e para que as medidas preventivas sejam tomadas de forma gil e eficiente.
Dra. Rosa Gouva esclareceu as duvidas das pessoas presentes sobre os sintomas da doena e o tratamento. A hidratao fundamental no tratamento da dengue, e o uso de soro caseiro deve ser iniciado logo quando os primeiros sintomas aparecerem.
Wanderson Teixeira de Freitas, coordenador da Vigilncia em Sade Ambiental, informou os telefones 3221-8778 e 3221-8790 para que o cidado possa entrar em contato ao observar situaes de risco, como caixas de gua abertas, pneus em local aberto e depsitos que sirvam de criadouros. O coordenador orientou sobre remoo, eliminao e vedao de depsitos e salientou aos presentes que 10 minutos por semana bastam para ajudar a combater o mosquito transmissor da doena.