18 MAI 2022
SAÚDE
Unidades de saúde realizam atividades em prol do “Dia Nacional da Luta Antimanicomial”
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), lembrou hoje (18/5), o “Dia Nacional da Luta Antimanicomial”. Foram realizadas atividades conjuntas entre diversas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

As ESF`s Itaí, Icaraí, Nova Holanda e Vale do Sol promoveram ações sobre a data, como previsto pelo cronograma de atividades. As unidades realizaram palestras, sensibilizações e confraternizações entre os pacientes que se encontravam nas unidades, às 9h. Além disso, foi feita a soltura de balões como símbolo de inclusão e tratamento humanizado.

A ESF Maria Lúcia Gregório abordou o tema no grupo de atividade física e práticas corporais, que ocorreu hoje às 7h30, na Escola Antonieta Fonseca, para 15 pessoas. Foi promovida também, pela ESF Ipiranga, uma caminhada com a população, em prol da data.

Segundo a fisioterapeuta, Francyelle Moura, “o movimento da luta antimanicomial faz lembrar que, como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, ao direito de viver em sociedade e receber cuidados e tratamentos, sem ter que abrir mão de seu lugar de cidadãos”, pontuou.

Para a psicóloga, Keilla Cristina Santos Couy, “a luta se faz todos os dias, dentro e fora dos serviços de atenção psicossocial, visando um tratamento digno para as pessoas portadoras de sofrimento mental sem abrir mão de seus direitos de cidadão, liberdade e respeito”, destacou.

Desde 1987, o “Dia nacional da Luta Antimanicomial” comemorado no Brasil, no dia 18 de maio é marcado por manifestações, por todo o país, em favor de um cuidado em saúde mental mais humanizado e vinculado a preceitos de justiça social, de liberdade, de direito e de cidadania.

Demais atividades do cronograma:

A ESF Nossa Senhora das Graças / Antônio Fonseca farão abordagens do tema em sala de espera pela manhã desta quinta-feira (19/5), e no grupo de adolescentes na parte da tarde da sexta-feira (20/5).

No dia 26 de maio, a ESF Icaraí fará uma ação do “Bolsa Família”, com atividades ofertadas ao público e estande sobre o tema. E a ESF Santos Dumont trará o tema a tona no grupo de atividades físicas no Conjunto Elizabeth Nogueira, no dia 23 de maio.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024