09 MAI 2022
Cultura participará da 20ª Semana Nacional de Museus
A Prefeitura Municipal de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), participará entre os dias 16 e 22 de maio da 20ª Semana Nacional de Museus. O evento apresentará exposições, palestras e seminários com o tema “O poder dos museus”.

No dia 17 de maio, a partir de 17h, ocorrerá Bate-papo sobre publicação "A Fantasma do Mercado Municipal", HQ sobre a demolição da antiga Igreja do Rosário dos Pretos da cidade de Divinópolis. A atração acontecerá no canal do Centro de Referência dos Profissionais da Educação (CRPE) no YouTube pelo link https://www.youtube.com/crpedivinopolis.

No dia 18, ocorrerá uma mesa redonda intitulada “O Poder dos Museus”, de 15h às 17h. a iniciativa debaterá sobre o papel dos museus, com participação do Museu Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu) e CMAX, do gerente de Memória Faber Barbosa e do professor José Heleno Ferreira. A iniciativa ocorrerá na plataforma virtual do museu através do link https://youtube.com/c/Muquifu.

Por fim, no dia 21, será feita a visita à sede do Muquifu, localizada em Belo Horizonte.

O gerente de Memória, Faber Fonseca, destacou a importância e objetivo da Semana Nacional de Museus. “O tema da 20 ª Semana Nacional de Museus  é imprescindível nos tempos atuais. Nesse sentido, buscamos uma interação e a troca de conhecimentos com o Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos para vermos, através de outros vieses, as potencialidades e poderes dos espaços em nosso rico e diverso país”, contou o gerente.