A Secretaria Municipal de Saúde – Semusa, através da Diretoria de Vigilância em Saúde/Vigilância Ambiental, realizou entre os dias 07 e 11 de janeiro o 1º Levantamento de Índice Rápido ao Aedes aegypti (LIRAa) de 2013.
Durante os cinco dias de trabalho, forma visitados 4908 imóveis em todo o município, e encontrados 109 imóveis com foco positivo do Aedes aegypti. Desse total, 102 imóveis são residenciais e sete são lotes vagos. Esses dados apontam um índice de infestação predial de 2,2%, o que segundo os parâmetros do Ministério da Saúde coloca Divinópolis em situação de alerta.
Considerando que nesta época do ano o clima favorece a proliferação dos insetos e acelera seu processo de maturação, contribuindo para o aumento significativo do número de casos de dengue, e a recente reintrodução do vírus DEN4 no Brasil, e seu isolamento em Minas Gerais, inclusive em cidades próximas a Divinópolis, é fundamental a tomada de medidas de intervenção imediatamente.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Adriana Gomes, “o período de verão, que associa o aumento da temperatura com maior incidência das chuvas, e a circulação de diversos vírus da dengue de forma concomitante, pode acarretar em novos casos da doença, principalmente com o DEN4, pois toda a população está suscetível”, disse Adriana.
A partir de hoje (14/01) a Vigilância Ambiental inicia várias ações de intensificação de combate à dengue, priorizando as localidades com maior risco de transmissão. Todos os imóveis onde foram detectados focos positivos serão revisitados e seus proprietários informados do risco da doença, e convidados a participar do combate. A equipe de bloqueio de transmissão vai investigar todos os casos suspeitos de dengue.
Ainda de acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, é importante a mobilização social abrangente, envolvendo todos os segmentos da sociedade, para evitar novos casos da doença. “A dengue é uma doença grave, e neste momento é importante unir forças e agir de forma conjunta, para evitar novos casos e conseqüências trágicas. Portanto, se todos colaborarem podemos vencer essa batalha”, concluiu Adriana.
A diretoria de Vigilância em Saúde orienta que em caso de suspeita de dengue procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa.