13 ABR 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Prefeitura parabeniza equipe da UFSJ por vitória em competição de empreendedorismo
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdes), parabeniza aos integrantes da equipe Innsumo, da UFSJ - Campus Divinópolis, por vencer a maior competição de empreendedorismo em saúde da América Latina, denominada Health Business Summit.

A competição envolveu mais de 250 startups de 35 instituições de ensino superior do Brasil, ao longo de 10 meses. No evento local, realizado na UFSJ, participaram 12 startups voltadas para área de saúde e, somente 2 foram selecionadas para a fase seguinte, que aconteceu nos dias 8 e 9 de abril no Teatro Feluma da Faculdade de Ciências Médicas em Belo Horizonte.

A equipe vencedora Innsumo, do laboratório de Processos Biotecnológicos e Purificação de Macromoléculas do Campus Centro Oeste, é integrada por Diego Lívio (doutorando em Biotecnologia na UFSJ), Maria Oliveira (mestranda na PMBQBM da UFSJ) e Hiure Gomes (formado em Bioquímica na UFSJ) sob orientação do professor Paulo Afonso Granjeiro.

O grupo propôs um novo revestimento de biomateriais, tornando-os inteligentes contra as infecções. São revestimentos de próteses ortopédicas e cateteres de uso urinário com uma biomolécula que vai impedir que microrganismos patógenos façam a adesão e impedindo as infecções. Como premiação, faturaram R$ 100 mil.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Angelo Gonçalves, a conquista, além da premiação, concede reconhecimento ao município. “Feitos como esse apontam o crescimento exponencial do setor de inovação municipal, servindo também como inspiração para que novos grupos de pesquisa se formem para agregar no setor”, destacou.

Segundo Paulo Granjeiro, o evento foi incrível, e os alunos estavam muito bem-preparados, e o tema abordado tem muita notoriedade. “É um trabalho de 8 anos de pesquisa que se iniciou na bancada em 2012 e que tem um modelo de negócio atrativo para o mercado para resolver um problema sério que é a infecção hospitalar” apontou.