A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com a equipe da Escola Municipal Antonieta Fonseca, realizou ontem (7/4), uma reunião com os moradores do Conjunto Habitacional Elizabeth Nogueira.
A reunião teve início às 18h, na Escola Municipal Antonieta Fonseca, no bairro Quinta das Palmeiras e foi conduzida pela assistente social, Cinthia Fontes, da Diretoria de Habitação da Semas. A atividade tinha como proposta a organização da representação da comunidade através de um líder comunitário. O encontro também promoveu informação aos moradores sobre como organizar a construção da chapa para a eleição dos representantes do bairro, além de abrir um momento de discussão e retirada de dúvidas dos moradores.
Miriam Ferreira, representando a Federação da Associação de Moradores de Bairros e Conselhos Comunitários Rurais de Divinópolis (Fambacord) e a Casa dos Conselhos de Divinópolis, e contando com o apoio do presidente Robson Alves, também participou como palestrante. Ela falou sobre o trabalho desenvolvido pela Fambacord, em relação ao apoio prestado aos líderes comunitários e reafirmou a importância de se eleger uma chapa para representar o bairro.
A proposta faz parte do trabalho técnico social da Diretoria de Habitação e do acompanhamento das famílias pela equipe da proteção social básica do município, através do Centro de referência de Assistência Social (Cras) Sudeste. A coordenadora do Cras, Gisele e a assistente social, Lucimara também participaram da reunião.
O trabalho social junto aos beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida baseia-se na premissa de que a participação promoverá uma melhor adequação dos programas habitacionais às necessidades e demandas dos grupos sociais envolvidos.
A assistente social Cinthia Fontes, da Diretoria de Habitação, falou sobre a necessidade dessa reunião. “É importante ressaltar o trabalho em rede de colaboração visando melhor direcionamento das políticas públicas”, afirmou.