06 ABR 2022
GOVERNO
Autoridades se reúnem para definir estratégias de segurança para festividades de junho
A Prefeitura de Divinópolis, através de representantes de diversas secretarias, realizou, na manhã desta quarta-feira (6/4), uma reunião para tratar de vários aspectos ligados à realização da DivinaExpo 2022 e festividades do aniversário da cidade, como segurança, mobilidade, cavalgada, desfile, limpeza, dentre outros.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, iniciou a reunião agradecendo a presença de todas as autoridades e ressaltando a importância das festividades. “Divinópolis é conhecida pela realização de grandes eventos como DivinaExpo, Prato da Casa, Desfile de Primeiro de Junho, que são acontecimentos que reúnem milhares de pessoas. Com a união das forças de segurança, salvamento, saúde e Prefeitura podemos dar mais condições para que os eventos aconteçam com mais segurança e, com o mínimo de problemas possível. Todos alinhados, apontando e melhorando aquilo que não deu tão certo, para que possamos realizar eventos com cada vez mais excelência”, destacou.

Tenente Márcio Tulio, do Corpo de Bombeiros, informou que a Corporação já sinalizou positivamente para a participação no Desfile, ressaltando sua importância, e enfatizou que a instituição divulgará, durante o mês de maio, as informações e dicas preventivas com relação à DivinaExpo. “O alinhamento com a Prefeitura e com os órgãos de segurança pública facilita o trabalho que será realizado durante toda a DivinaExpo e desfile de Primeiro de Junho, para garantir o máximo de segurança aos participantes em todos os dias do evento”.

Para o Capitão da Polícia Militar, Filipe Borges, é essencial que todos os órgãos envolvidos no evento discutam antes o planejamento. “Este é um momento de grande importância, para que todos as entidades façam suas considerações pois, nosso foco, é sempre estar melhorando em relação aos anos anteriores para que todos aproveitem uma festa paz, com o mínimo de intercorrências possível e que ocorra todo conforme planejado”, destacou.

O secretário de Trânsito, Lucas Estevam, falou sobre os desvios de ônibus que precisam ser modificados pois não surtiram o efeito esperado e ainda informou que planeja estender o horário de plantão dos agentes de trânsito nos dias da festa.

As autoridades presentes foram informadas receberão um planejamento para a realização do tradicional desfile de 1º de junho, que, por diversas razões, não é acontece desde 2017 e foi destacada a importância da participação das forças de segurança no mesmo.

Na Divinaexpo, o Samu também estará presente.  “O Samu participa ativamente deste planejamento, juntamente com as forças de segurança, podendo promover e disponibilizar condições de atendimento, trazendo segurança e saúde para a população”, destaca Arthur Henrique.

O secretário de Serviços Urbanos, Gustavo Mendes, explicou que logo após o desfile de 1º de junho e Cavalgada tem início a limpeza das vias com caminhões pipa, para que a cidade fique limpa assim que as festividades acabarem.