23 MAR 2022
Prefeitura inscreve jovens para concessão da ID Jovem
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), lembra a todos sobre o cadastramento de munícipes, de 15 a 29 anos, para acessar a Identidade Jovem, ou popularmente chamada de ID Jovem.

Este documento dá acesso a benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou com desconto para o sistema de transporte coletivo interestadual, de acordo com o Decreto 8.537/2015.

A Semas informa que, para garantir o direito, os jovens que não estão ainda incluídos no Cadastro Único ou os responsáveis familiares devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) na região ou o Setor Central do CadÚnico para inclusão no sistema do Governo Federal.

“É preciso levar ao menos um documento pessoal de todas as pessoas que vivem na casa, comprovante de domicílio e comprovante de renda para demonstrar que a família tenha receita de até dois salários mínimos”, disse Sirléia Tavares, coordenadora do Programa de Transferência de Renda e Benefícios.

Para obter melhores detalhes, os interessados devem ligar para (37) 99165-0056 ou buscar o Cras da região.

Quem tem direito à ID Jovem?

A ID Jovem pode ser solicitada por jovens que pertençam a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e estejam inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). A matrícula em instituição de ensino não é necessária.

Como solicitar o benefício?

A ID Jovem pode ser solicitada pelo aplicativo oficial ID Jovem 2.0 ou pelo website do programa. O benefício tem validade de seis meses, mas o aplicativo pode ser usado para renovar o documento de forma simples e rápida.

O que é necessário para se cadastrar?

Para registrar-se e emitir o documento, o jovem deve atualizar o CadÚnico e ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS). Também deve incluir o nome completo, o nome da mãe e a data de nascimento. Depois disso, a carteira estará disponível; simplesmente imprima-a ou, se desejar, pode salvá-la no telefone móvel em formato digital no aplicativo ID Jovem.

Como usar a ID Jovem?

Os jovens devem mostrar a carteira ID Jovem impressa ou gravada no telefone móvel junto com documento de identificação oficial, com foto nos pontos de venda de ingressos e guichês de passagens, para usufruir os benefícios.

Que eventos aceitam a ID Jovem?

A carteira ID Jovem pode ser usada em exibições em cinemas, cineclubes e teatros, espetáculos musicais, teatrais e circenses, eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento promovidos por qualquer entidade e realizados em estabelecimentos públicos ou particulares mediante cobrança de ingresso.

Que tipos de transporte o jovem pode usar?

Os jovens poderão usar os serviços de transporte convencional nas modalidades rodoviário, ferroviário e aquaviário interestaduais em linhas regulares. Duas vagas gratuitas ou com desconto de 50% são asseguradas no sistema de transporte coletivo interestadual. Quando o benefício não for concedido, às empresas prestadoras dos serviços de transporte deverão emitir ao solicitante documento que indique data, hora, local e motivo da recusa.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024