17 MAR 2022
Técnicos da Semas se capacitam para atender famílias indígenas venezuelanas
A Prefeitura de Divinópolis, representada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por intermédio da Gerência de Proteção Social e Benefícios, realizou uma capacitação com equipes de serviços assistenciais, sobre a cultura indígena warao venezuelana.

Participaram do treinamento, representantes dos serviços Acolhimento Institucional São Francisco e Santa Clara, Acolhimento Institucional São Damião, Acolhimento Institucional Casa Maria Paolla, Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, Centros Municipais de Referência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e Conselho Tutelar.

A capacitação foi realizada pela analista social, Ana Paula Silva Leão e Marcelo Lemos, coordenador do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados de Belo Horizonte, na última terça-feira (15/3). Este serviço, localizado em Belo Horizonte, é o único centro de referência especializado no atendimento a migrantes e refugiados do Estado de Minas Gerais.

De acordo com Michele Lopes, técnica de referência da Proteção Social Especial, o objetivo foi buscar entender um pouco sobre o povo warao, através das experiências acumuladas no serviço jesuíta. “Buscamos entender um pouco da cultura, linguagem, a caminhada e a migração forçada vivida pelo warao, visto que, está ocorrendo uma interiorização voluntária de famílias indígenas venezuelanas desta etnia chegando em Divinópolis e gerando demandas de atendimentos nos serviços assistenciais do município”, destacou.

Além da capacitação, houve ainda uma intervenção, do coordenador Marcelo, junto às famílias warao atendidas pelos serviços. Até o momento, 28 indígenas venezuelanos desta etnia foram atendidos nos serviços assistenciais.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024