A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) em parceria com a Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad), informa o balanço de atendimentos realizados pelo call center para confirmação de consultas, referente ao mês de fevereiro.
Neste serviço, as atendentes que atuam neste serviço, entram em contato com pacientes da rede municipal de saúde, confirmando consultas com três dias de antecedência.
Durante todo o mês de fevereiro, o call center realizou um total de 4.599 ligações. Através deste serviço, 2.585 pessoas confirmaram a ida nos exames e nas consultas e 477 cancelaram a presença, por motivos diversos.
No entanto, em 966 ligações os pacientes não atenderam a ligação ou ela caiu direto na caixa postal. Os atendentes fazem também tentativas através de mensagem enviada pelo WhatsApp, mas esta tentativa ficou classificada como “Sem resposta”, até que haja o contato com o paciente. Em outras 570 ligações realizadas os números informados não existem ou pertencem a outra pessoa que não conheça o usuário.
O objetivo é diminuir o número de pacientes faltosos nas consultas e, em caso de desistência do procedimento de saúde, possibilitar que a unidade de saúde tenha a oportunidade de agendar um outro paciente.
Mantenha o telefone atualizado na unidade
Os contatos são realizados com pacientes agendados para consultas, exames e procedimentos nas unidades de saúde, Policlínica, CISVI e Complexo de Saúde São João de Deus, para evitar esquecimentos de datas. Por isso, é fundamental que os usuários da rede municipal de saúde mantenham o seu número de telefone atualizado na unidade de saúde. É através dele que o paciente pode ser contactado pelos profissionais.
A Prefeitura de Divinópolis reforça que, nos contatos realizados, nenhum dado é solicitado ao cidadão, sendo assim, nunca forneça seus dados pessoais.