24 FEV 2022
Bloco do Samba é homenageado como “Orgulho Divinopolitano”
A Prefeitura de Divinópolis destaca o Bloco do Samba, como um dos relevantes grupos carnavalescos do município. O bloco foi homenageado hoje (24/2) em solenidade realizada no Centro Administrativo, com o certificado de “Orgulho Divinopolitano”.

Fundado em 2011, o Bloco do Samba é um dos braços do Movimento Unificado Negro de Divinópolis (Mundi), que tem a missão de difundir a cultura afro brasileira e africana através do som dos tambores, da dança, dos ritmos variados e valorizar cada vez mais esse estilo musical em Divinópolis e região.

A primeira apresentação aconteceu no dia primeiro de junho de 2012, quando Divinópolis completava 100 anos. Nas comemorações do centenário, o Mundi, ao ser convidado a desfilar na avenida levou a proposta de relembrar os grandes carnavais da cidade, junto com apoio financeiro com a Gerdau e trouxe de Carmo do Cajuru um carro alegórico que usavam no carnaval da cidade.

Para adequarmos a nova realidade do carnaval que surgia no estado de Minas Gerais, tendo como a grande referência a cidade de Belo Horizonte, o grupo se reinventou, modificou o formato e assim surgiu a parceria com a banda “Virgílio Mais Nóis”, que tinha a proposta de levar o carnaval da música africana, nordestina, religiosa, uma levada de maracatu e frevo.

Em 2017 começaram os ensaios na Estação Ferroviária, hoje, sede da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), e a oficina de confecção de tambores. O bloco então se apresentou na avenida com vários instrumentos confeccionados pelos próprios ritmistas no carnaval de 2018.

Em 2019 uma nova roupagem surgia no Bloco do Samba, pois a ideia foi trazer para as ruas de Divinópolis todos os cantores de Samba da Cidade formando assim um grande bloco de show musical. Integraram o grupo: Tripulantes do Samba, Os Trutas, Raciais do Samba, a Negra Val e a dama do samba de Divinópolis, Tia Elza, que assim foi eleita a madrinha do bloco.

Passaram se então os carnavais de 2019 e 2020 e atualmente, devido as recomendações sanitárias no período de pandemia recorrente, um período de pausa, mas o Bloco não parou, com as parcerias que vem surgindo, hoje se encontra totalmente estruturado com a aquisição de todos os equipamentos necessários para colocar de vez o bloco na rua.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024