21 FEV 2022
Prefeitura realiza exposição “Nostalgia na Ponta dos Pés”
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), está realizando, no Arquivo Público Municipal, exposição de fotos e textos com o tema “Nostalgia na Ponta dos Pés – A História do Carnaval de Rua em Divinópolis”.

A exposição visa resgatar um pouco da história do carnaval de rua em Divinópolis e levar os visitantes a relembrarem este período momesco do samba, suor, confetes e alegria dos carnavalescos em nossa cidade.

O secretário de Cultura, Diniz Borges, destacou a importância da festa e explicou o que está sendo exibido sobre o carnaval municipal na exposição. “Neste ano, teremos o passado retratado na exposição do Arquivo Municipal, e o presente do Pré Carnaval, no hall do Centro Administrativo. São dois espaços, com tempos e histórias diferentes, mas que, ao mesmo tempo, remete à alegria que sempre foi e é o carnaval”, explicou.

O secretário também citou a fala da escritora Maria Laura Viveiros de Couto para definir o significado do Carnaval para o município. “O Carnaval é uma época de conteúdo social claramente definido. Nela, o tempo como que interrompe seu fluxo rotineiro por alguns dias nos quais todo mundo brinca, se fantasia, pula na rua ou nos bailes, compete e se exibe num desfile, simplesmente descansa ou trabalha para o carnaval retorna renovado. Só então parecemos estar efetivamente prontos para um novo ano cujo término trará consigo um outro Carnaval “, declarou.

As fotos e textos ficarão expostos a partir desta segunda-feira (21/2) até o dia 21 de março, no Arquivo Público Municipal da Secretaria de Cultura, localizada na Praça Pedro Xisto Gontijo, nº 21, no Centro.