09 FEV 2022
SAÚDE
Semusa trabalha para pleitear habilitação do Centro de Especialidades Odontológicas
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), enviará, nos próximos dias, ao Conselho Municipal de Saúde (CMS), uma proposta para iniciar os trâmites do processo de habilitação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) são estabelecimentos de saúde da Atenção Secundária, classificados como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade, criados pelo Programa Brasil Sorridente, que tem como objetivo garantir à população, os serviços especializados em odontologia que não podem ser solucionados na rede de atenção primária, como diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia; atendimento a portadores de necessidades especiais.

Sabe-se que o tratamento oferecido no Centro de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica. Dessa forma, o CEO deverá representar uma unidade de referência e de apoio para as equipes de Saúde Bucal da atenção básica e ofertar procedimentos clínicos complementares e de média complexidade, garantindo à população o acesso ao atendimento integral e de qualidade da odontologia.

O município de Divinópolis possui uma rede de atenção à saúde organizada em nível primário, secundário e terciário e já possui instalado um Serviço Especializado de Odontologia (SEO), porém o mesmo não consegue atender toda a demanda da cidade.

A Semusa destaca que a implantação do CEO no município tem o intuito aumentar o número de profissionais especializados, possibilitar o acesso a pessoas de todas as faixas etárias e ofertar maior quantidade de serviços odontológicos especializados para a população.

O Centro de Especialidades Odontológicas tem um papel importante para assegurar, de forma gratuita, os atendimentos odontológicos especializados e melhor atender a população do município de Divinópolis, para proporcionar o acesso a continuidade do cuidado e atuação em rede de atenção à saúde, visando garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, essencial para a saúde geral e qualidade de vida a toda a população.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024