31 JAN 2022
SAÚDE
Prefeitura informa sobre novas diretrizes para vacinação infantil em Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa as novas diretrizes da vacinação infantil no município.  A partir desta semana, a vacinação infantil seguirá conforme preconiza o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), ou seja, os agendamentos acontecerão por faixa etária, decrescente, iniciando-se pelas crianças de 11 anos.

A nova estratégia foi adotada, neste momento, pelo fato de que o número de doses de vacinas que Divinópolis tem recebido do Governo Federal é muito inferior ao número de crianças a serem vacinadas na cidade.

No entanto, para as crianças que já possuem o cadastro para se vacinarem entre os dias 31 de janeiro a 4 de fevereiro, a vacinação ocorrerá normalmente. O próximo cadastro, que será reaberto nesta quinta-feira (3/2) às 18h, será destinado exclusivamente às crianças de 11 anos. Importante ressaltar que, à medida em que a vacinação infantil avançar, a faixa etária será reduzida, gradativamente.

A Secretaria de Saúde também pede paciência e compreensão quanto à vacinação infantil, especialmente em relação ao tempo de duração para aplicação da imunização, já que o tempo de vacinação pediátrica é maior quando comparado com a vacinação de adultos, visto que, além de todo preparo psicológico feito com as crianças, pelos enfermeiros das unidades antes da aplicação, com intuito de acalmá-las, é orientado que todas as crianças permaneçam por pelo menos 20 minutos dentro da unidade, em observação, após tomarem o imunizante.

Com relação às crianças moradoras das zonas rurais do município, aptas a receberem a imunização, a Diretoria de Atenção Primária informa que, está ocorrendo a vacinação itinerante e que praticamente 100% das crianças, de 5 a 11 anos, moradoras destas áreas já foram imunizadas pelas equipes.

Paralelo a este trabalho, durante esta semana, a Prefeitura, através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e equipe de assistência social, estará realizando a busca ativa de crianças pertencentes aos bairros mais vulneráveis de nossa cidade, locais onde as pessoas têm menores condições para se deslocarem aos postos de saúde. Portanto, a equipe itinerante da vacinação estará indo nesses bairros realizar a vacinação pediátrica do público em questão.

Prefeitura de Divinópolis sempre trabalhando para levar o melhor aos cidadãos divinopolitanos.