21 JAN 2022
SAÚDE
Prefeitura apresenta Plano de Contingência e Planejamento Assistencial para Enfrentamento à Covid-19

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa a criação do Plano de Contingência e Planejamento Assistencial para Enfrentamento à Covid-19. Criação de centros de triagem, solicitação de reativação do TeleCovid e manutenção e intensificação de todas as medidas preventivas, constam no documento.

Diante do crescimento considerável do número de casos positivos de Covid-19, com a chegada da variante Ômicron, tem sido registrado um crescimento do número de casos na cidade, o que ocasionou um grande afluxo de pessoas buscando atendimento médico e alterou o perfil da demanda das unidades assistenciais. A partir daí foi necessária a criação de um plano de contingência para frear o crescimento da pandemia no município.

Ficam ratificadas todas as medidas sanitárias de enfrentamento a covid-19 constantes nos protocolos municipal, estadual e federal. A implantação das medidas de que trata o presente plano tem o custo estimado de R$ 200 mil.

Orientações à população de Divinópolis:

A proteção da saúde é um projeto de construção coletiva, sendo assim, o enfrentamento à covid-19 só alcançará os objetivos com a participação de todos. Poder público e sociedade devem convergir para um mesmo propósito e, cada um, assumindo sua responsabilidade.

Apesar de as taxas de hospitalização se apresentarem em números inferiores àqueles observados quando da prevalência de outras variantes, a vigilância deve ser mantida e os cuidados quanto ao bloqueio da transmissão devem ser intensificados.

A Prefeitura de Divinópolis reitera a solicitação para que todos os cidadãos evitem deslocamentos desnecessários e reforcem as medidas de prevenção tão amplamente divulgadas: uso de máscara, higienização das mãos e, sobretudo, distanciamento social.

Somente com observância criteriosa das medidas preventivas é que podemos frear o ritmo das contaminações e, consequentemente, diminuir a sobrecarga que hoje se impõe aos equipamentos de saúde, sejam eles públicos ou privados e afastar a necessidade de adoção de medidas restritivas que tanto impactam na economia e na empregabilidade.

Centros de Triagem:

Diante da grande demanda de pacientes em busca de atendimento médico, foi deliberada a implantação de três centros de triagem de sintomáticos respiratórios para desafogar as unidades básicas de saúde e, sobretudo, para evitar que pacientes com demandas de outra natureza sejam, como regra, atendidos no mesmo ambiente dos sintomáticos respiratórios.

A proposta é implantar os centros em diferentes regiões, o que favorece o deslocamento dos cidadãos em busca de atendimento, que funcionarão a partir de segunda-feira (24/1). Os Centros de Triagem serão:

1) Centro de Triagem Sudeste: será implantado no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto Cordeiro Martins, que será tratada de Upa Lateral. O horário de atendimento da Upa Lateral será de segunda a segunda, de 10h às 22h. Fora deste horário, os pacientes serão atendidos pela entrada principal da Upa.

2) Centro de Triagem Norte: será implantado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São Sebastião, localizado na rua Orsini Gomides Campos nº 150, bairro São Sebastião. O local funcionará de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h.

3) Centro de Triagem Central/Sudoeste: será implantado no Escola Municipal Oribes Batista Leite, localizada na rua Itambé nº 81 no bairro Ipiranga. O local funcionará de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h.

Reativação TeleCovid:

Considerando a importância do TeleCovid como incremento assistencial de pacientes suspeitos de contaminação por covid-19 em momentos anteriores da pandemia, a Prefeitura de Divinópolis acionará formalmente o Ministério da Saúde para solicitar a reativação do projeto.