03 DEZ 2021
EDUCAÇÃO
Escolas aplicam testes do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública

Por meio dos esforços da Prefeitura de Divinópolis, para oferecer educação pública de qualidade, alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais, participaram das avaliações do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave).

As provas foram realizadas na quarta-feira (1º/12) e, ontem (2/12), acompanhadas pelo pessoal técnico da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e das unidades escolares.

Na rede municipal, a Semed previu que 2.345 crianças de 113 turmas em 27 escolas foram avaliadas em Língua Portuguesa e Matemática.

Os testes foram aplicados a estudantes do 2º ano no Proalfa e estudantes do 5º e 9º ano no Proeb. O Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) avaliou 970 alunos que completam o 2º ano do ensino fundamental. Já o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) avaliou os estudantes nas etapas de terminalidade: 816, do 5º ano, e 558, do 9º ano.

As escolas e a Semed uniram-se para proporcionar as avaliações externas, capacitando as equipes, incentivando os alunos e mantendo as famílias informadas para os dias dos exames, que se realizaram de forma presencial.

Programa

O Simave é dirigido pelo governo estadual. Por meio da avaliação, a Semed pode identificar necessidades, problemas e demandas do sistema e das escolas para ajudar a planejar ações em diferentes níveis e momentos para melhorar a educação pública.

Pela difusão dos resultados da avaliação, as escolas do Estado e do município da rede de Minas Gerais têm à disposição importante diagnóstico baseado nas evidências de desempenho dos estudantes mineiros.