01 DEZ 2021
Semed reúne gestores de unidades para decidir o encerramento do ano escolar
A Prefeitura de Divinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), celebrou a primeira reunião administrativa presencial com diretores administrativos, diretores pedagógicos e vice-diretores de unidades escolares, organizada pela Gerência de Políticas Educacionais (GPE) realizada no dia 29, no auditório da Faculdade Pitágoras, para tratar dos procedimentos de encerramento do ano letivo.

A equipe gestora e as referências técnicas dos setores da Semed participaram do evento, que foi inaugurado com apresentações artísticas. Maria Teresa, diretora da Escola de Música, tocou flauta transversal, e o coletivo de poetas independentes de Divinópolis Arteferia proporcionou deleite literário com declamação de poesias. O objetivo maior do projeto Arteferia é fazer que a poesia chegue à gente de todos os lugares. Os integrantes levam poesia a todos sem distinção, incluídas obras autorais.

Durante o encontro, a secretária de educação e a equipe técnica, apresentaram aos diretores o mobiliário e os itens tecnológicos adquiridos para a Semed e as unidades escolares: carteiras adequadas para educação infantil e ensino fundamental, mobiliário de apoio para sala de aula como armários e laboratório de ciências e de matemática, itens de apoio tecnológico como notebook para cada sala de aula, retroprojetores, impressoras tipo ecotanque e gabinete de carregamento dos notebooks (um para cada unidade escolar), lixeiras apropriadas para coleta seletiva e transporte de lixo, bebedouros e itens de cozinha como fogão, forno, geladeira, freezer e mesas e cadeiras para refeitórios.

Playground adaptado e aprovado pelo Inmetro foi também adquirido para todas as unidades escolares. Andreia Dimas, secretária municipal de Educação, destacou a importância da estrutura e dos recursos físicos para aprendizagem. “Os investimentos na estrutura física das unidades são fundamentais para o desenvolvimento da educação e o bom atendimento às crianças e estudantes”.

A equipe prestou orientação sobre a aplicação das avaliações do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave). As provas serão aplicadas hoje (1º/12) e amanhã (2/12), acompanhadas pelo pessoal da Semed e das unidades escolares.

Foi enfatizado também, a obrigatoriedade de todos os servidores da educação responderem o Censo Digital do Diviprev até sexta-feira (3/12). Também foi explicado a todos os presentes, os procedimentos para descarte e registro de itens do patrimônio municipal nas unidades escolares.