09 NOV 2021
Prefeitura inaugura Saúde na Hora na ESF Sagrada Família / Santa Lúcia
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na noite desta segunda-feira (8/11), na Estratégia Saúde da Família (ESF) Sagrada Família / Santa Lúcia, uma cerimônia de lançamento do programa: Saúde na Hora.

O programa que foi implantado ontem na unidade de saúde é uma estratégia ofertada pelo Ministério da Saúde, que visa ampliar a oferta de serviços de saúde em horário estendido, buscando aliviar a demanda dos serviços de urgência e hospitais.

O horário da ESF antes do programa, era de 7h às 17h, agora com a implantação do Saúde na Hora será das 7h às 22h. Essa estratégia visa oferecer para a população trabalhadora mais tempo para realizar o acompanhamento à saúde.

Segundo o prefeito Gleidson Azevedo, cuidar da saúde da população é o compromisso dessa gestão. “Com a implantação desse programa, visamos desafogar a UPA e os hospitais, tratando a população na assistência primária”, comentou.

Para o secretário de Saúde, Alan Rodrigo, esse programa ampliará a assistência à saúde. “Nosso município sofre muito com a dependência da UPA, que vive em sobrecarga, por isso é tão importante esse horário estendido, para ampliar o acesso a assistência primária", reforçou.

A diretora da Atenção Primária, Daniela Dias, lembrou que a implantação desse programa dará mais acessibilidade aos usuários. “O Programa Saúde na Hora vem com esse propósito de oferecer acessibilidade para a população em horário estendido”, ressaltou.

De acordo com o diretor de Regulação de Saúde Érico Souki, esse programa trará muitos benefícios para a população. “No mês passado fizemos aproximadamente 1074 mamografias, exame que, no ano passado, foram feitos apenas 324. Esse é um exemplo do quanto estamos empenhados em oferecer assistência à população”, exemplificou.

Segundo o gerente da ESF Sagrada Família / ESF Santa Lúcia, Fernando Divino, a equipe está animada com a implantação do programa. “Vamos dar o nosso melhor para oferecer para a população uma assistência de qualidade”, afirmou.

De acordo com a moradora e presidente do bairro, Zélia Teodoro, esse programa será muito benéfico para o bairro. “Esse programa ajudará muito as pessoas que trabalham e que não podem procurar tratamento no horário de trabalho, além de ajudar a diminuir a demanda da UPA. Antes da implantação desse programa, os moradores que trabalham procuravam a UPA por causa do horário estendido, agora eles poderão procurar o posto e receber assistência de forma rápida”, disse.