09 NOV 2021
EDUCAÇÃO
Programa Saúde na Escola realiza ação de combate à Dengue na E.M. Antonieta Fonseca
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) - Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), mantém a adesão contínua e ativa ao Programa Saúde na Escola (PSE).

Na sexta-feira (5/11), foi realizada, na Escola Municipal Antonieta Fonseca, uma ação relacionada ao combate ao mosquito Aedes aegypti direcionada a todos os alunos. A ação envolveu a equipe de saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) Maria Lúcia Gregório e o setor de Vigilância da Semusa.

Na oportunidade, foi realizada uma apresentação lúdica em forma de teatro com a participação de Pedrinho (fantoche) voltada ao combate do mosquito Aedes aegypti. Os alunos participaram e interagiram ativamente. Profissionais de saúde aproveitaram o momento e realizaram a avaliação do estado nutricional das crianças menores de 10 anos de idade.

A enfermeira Luana, da ESF Maria Lúcia Gregório, ressalta que a parceria entre educação e a Atenção Primária é de extrema importância. “Uma vez que a unidade tem como atribuição a educação em saúde e nada melhor do que se integrar ao ambiente escolar a fim de realizar com excelência essa proposta”, salientou.

O Programa Saúde na Escola possui caráter intersetorial e visa contribuir na formação integral de crianças e jovens da rede pública de ensino por meio das ações de promoção à saúde e prevenção de doenças. Em Divinópolis, as equipes das unidades de Atenção Primária à Saúde atuam diretamente na integração e articulação permanente entre a Saúde e Educação em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) contribuindo para a formação dos estudantes.

Segundo a referência técnica do PSE, Anna Gabryela Sousa, o município assume o compromisso no desenvolvimento de ações de educação e de assistência em saúde direcionadas aos estudantes e seus familiares, e “é de grande importância a atuação da rede intersetorial na execução das ações”, destacou.