27 OUT 2021
MEIO AMBIENTE
Prefeitura realiza modernização, atualização cadastral e territorial através do geoprocessamento
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana (Seplam), anuncia a modernização cadastral e territorial de imóveis através de um serviço chamado geoprocessamento.

Em 2018 foi aprovado, na Câmara Municipal de Divinópolis, um empréstimo para a contratação da empresa que realizou o geoprocessamento. Esse é um sistema de informação destinado a subsidiar o planejamento territorial e ambiental.

Através do conhecimento, em escala detalhada do território, é possível fornecer diagnósticos mais precisos, tornando os processos mais rápidos e com menor custo. Ao mesmo tempo, para o contribuinte as demandas são atendidas mais rapidamente e de forma mais eficaz.

A implantação de um sistema de geoprocessamento está definida no Plano Diretor e é essencial para posterior implantação do Cadastro Técnico Multifinalitário que possibilita a integração de dados das mais diversas áreas, como Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Saúde, Educação, Cultura e Assistência Social.

O município de Divinópolis realizou o levantamento aéreo no ano de 2019 de toda a área urbana, contemplando uma área de 223,20 km². Com este levantamento, que possui uma precisão de 10 cm e a utilização do geoprocessamento como ferramenta de planejamento urbano e territorial foi possível a obtenção de diversos dados da área urbana, como curvas de nível, modelo digital de terreno, lotes, logradouros, área edificada e imagens de fachada, além disso foi realizada a digitalização das plantas do setor de Cadastro e que são utilizadas por  diversos setores da prefeitura. Estes produtos já estão sendo utilizados pela Prefeitura de Divinópolis, para o planejamento e otimização de ações e projetos.

Foram digitalizadas 11.095 plantas, dentre plantas-quadras, subdivisões e levantamentos de área e georreferenciados 111.317 lotes. O georreferenciamento dos lotes possibilita a sua localização através da inscrição imobiliária no território do município, além do levantamento da vetorização das edificações e cálculo da área construída existente em cada um deles. O que facilita o atendimento ao cidadão e para os técnicos da área.