06 OUT 2021
Prefeitura divulga programação do Outubro Rosa
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizará ações em diversas unidades de saúde, em prol do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama.

A data é de grande importância para a saúde da mulher, época que se intensificam as ações informativa com o objetivo de prevenir doenças que, se diagnosticadas no início podem ter tratamento menos invasivo e mais rápido.

A diretoria de Atenção Primária à Saúde convida a todas as mulheres a entrarem em contato com suas unidades de saúde, participem das atividades e procurem as atividades preventivas.

Programação do Outubro Rosa:

Centro de Saúde Itaí
8/10 às 8h - Palestra sobre o câncer de mama e autocuidado, abordando o autoconhecimento.

ESF Nossa Senhora das Graças e Centro de Saúde Antonio Fonseca

8/10 - 15/10 - 22/10 e 29/10 das 13h às 13h30 - Será realizada uma roda de conversa para esclarecer dúvidas sobre câncer de mama, colo de útero e métodos contraceptivos.
13/10 de 15h às 17h - A palestrante e enfermeira oncológica da ACCCOM, Fabiana Castro de Faria, falará sobre câncer de mama.
16/10 das 8h às 12h -Haverá 10 coletas de citopatológicos de colo de útero, sala de vacinação aberta para público, avaliação clínica e revisão laboratorial para hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus.
21/10 das 17h às 20h - Sala de vacina aberta e consultas com a ginecologista Maria Cecília, coletas de citopatológico de colo de útero.

ESF Icaraí
Dia 11/10 ao dia 15/10 - Sala de espera realizada decorada e distribuição de brindes.
21/10 - Serão ofertados atendimentos odontológicos e de enfermagem.

ESF Lagoa dos Mandarins
No dia 14,21 e 27 de outubro às 17h - Realizarão acolhimento das mulheres e conscientização acerca da importância da prevenção em saúde. Serão oferecidas coletas de citopatológico, solicitação de mamografia e atualização de hipertensão e diabetes.

ESF Nova Holanda
16/10 das 8h às 12h - Serão ofertadas consultas de enfermagem, exames preventivos e pedidos de mamografias, com objetivo de prevenir o câncer de mama e de colo do útero, além da atualização do hiperdia.

ESF Candidés
Do dia 18 até dia 22 de outubro na parte da manhã - Será realizada uma conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e colo do útero, na sala de espera será abordado também o tema qualidade de vida da mulher. Serão fornecidos cerca de 40 exames de papanicolau ofertados no mês de outubro e 22 mamografias que já foram agendadas.

Será ofertado pela empresa Rotta Alumínio no Centro Industrial, três dias de ações com participação de profissionais desta unidade de saúde.
20/10 das 16h até às 17h - Palestra com a psicóloga Keilla Cristina Couy sobre o tema: Qualidade de vida da mulher trabalhadora.
21/10 das 16h às 17h - Palestra com Mariella Oliveira Rodrigues e Keilla Cristina Couy, com o tema: Outubro Rosa entre de peito nessa luta.
22/10 das 15h até as 16h - Palestra com Mariella Oliveira Rodrigues e Clayton Fernandes de Sousa, com o tema: Importância da prevenção e coleta de testes rápidos.

Centro de Saúde Centro Social Urbano (CSU)
19/10 às 8h - Será feita uma roda de conversa sobre tabagismo com Andreia Lilian Trindade, com atividades de fisioterapia na quadra e 10 consultas livres.

ESF São Paulo
23/10 das 7h às 16h - Será realizada, pela equipe da unidade de saúde, uma palestra sobre auto exame das mamas, saúde sexual e reprodutiva, além disso serão feitas coletas de preventivos.

CS São José
23/10 das 8h às 12h - Será realizada a coleta de 30 citopatológicos, além de realizar ações de educação em saúde com orientações acerca da violência domiciliar.

ESF Oswaldo Machado Gontijo
23/10 das 8h às 9h30, na quadra do Serra Verde - Às 8h terá a zumba, 9 será o relato de casos com o grupo vitórias e às 9h30 será o sorteio de brindes e o café.
25 a 29/10 será o mutirão de preventivos para agendar ligue 3215-7853.