29 SET 2021
SAÚDE
Centro de Saúde Central realiza ações educativas em comemoração ao Dia Mundial do Coração
A Prefeitura de Divinópolis, através do Programa de Rastreamento de Valvopatia Reumática + outras doenças Cardíacas (PROVAR+), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou ações sobre conscientização e cuidados com o coração, no Centro de Saúde Central.

O ato ocorreu em ocasião do Dia Mundial do Coração, celebrado hoje (29/9), e contou com três enfermeiros que integram a equipe de trabalho, além da adesão de aproximadamente 100 usuários que estavam presentes na unidade para atendimentos e/ou consultas com a equipe de saúde durante o dia. Estas pessoas receberam cartilhas sobre as doenças cardíacas, seu rastreio e como elas podem ser evitadas e tratadas pela Atenção Primária de Saúde, principalmente relacionadas à alimentação saudável.

O Dia Mundial do Coração foi criado em 2000 para alertar a população sobre o risco de doenças cardiovasculares. Segundo a Organização Mundial de Saúde, todos os anos, cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem vítimas de problemas no coração em todo o planeta, sendo a principal causa de morte.

As doenças do coração podem ser causadas por vários fatores, como tabagismo, diabetes, hipertensão, obesidade, poluição do ar ou doenças menos comuns como a Doença de Chagas. A patologia também é um fator de risco para Covid-19, pois as pessoas portadoras de doenças cardiovasculares correm maior risco de desenvolver complicações, caso contraiam o vírus.