21 SET 2021
Vigilância Sanitária faz nova atualização do protocolo de volta às aulas
Atualizado em 5/10/21

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) – Diretoria de Vigilância em Saúde, divulgou uma nova atualização do protocolo para realização das aulas presenciais, válido para escolas públicas e privadas, de ensino regular para educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e graduação, do município. Nesta atualização, o distanciamento mínimo entre os alunos deve ser de, no mínimo 0,90 metros (90 centímetros), sendo 1,5 metros para filas e lanche, se for o caso.

O documento também define que todos os casos de suspeita que devem ser  notificados em um prazo máximo de 24 horas para que a Vigilância Sanitária avalie o caso, nesse novo protocolo serão adotados realização de testes, para todos os sintomáticos, que estão no período de testagem, será realizado também avaliação epidemiológica de cada instituição de ensino, podendo adotar também  medidas de afastamento ou suspensão das aulas.

Lembrando que, para as instituições de ensino retornarem com as aulas presenciais é necessário a emissão de parecer de liberação emitido pela Vigilância Sanitária Municipal. A unidade escolar precisa apresentar, junto a Vigilância Sanitária Municipal, o protocolo de retomada das aulas presenciais, no qual devem constar, obrigatoriamente, de forma clara todas as informações descritas nesta nota técnica. As escolas que já estão com seus protocolos autorizados não precisam apresentar novo protocolo, somente fazer as alterações apresentadas.

No protocolo estão detalhadas informações sobre identificação da instituição, cuidados na entrada e permanência na instituição, metragens de referência, dinâmica de funcionamento interno nas salas de aula, em espaços comuns como bibliotecas e salas de informática, salas dos professores e de reuniões, quadras e pátios, refeições, sanitários e bebedouros e várias outras questões de extrema relevância que devem ser lidas na íntegra e respeitadas pelas instituições de ensino.

Novo Protocolo em Anexo (atualizado 5/10)