20 SET 2021
Festa do Rosário foi realizada na Irmandade do Alto São Vicente
A Prefeitura de Divinópolis por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) em conjunto com a Congregação das Irmandades Congadeiras, de Reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e correlatas de Divinópolis (Congadiv), realizou a tradicional Festa do Rosário da Irmandade do Alto São Vicente.

Os festejos foram iniciados na sexta-feira (17/9), às 19h30, onde houve a recitação da oração, a bênção e aspersão sobre as bandeiras, momento religioso em que se joga água benta sobre um objeto na intenção de torná-lo abençoado. Em seguida teve o levantamento das bandeiras.

No sábado dia (18/9) a comemoração iniciou às 13h50 e durou até as 18h. Neste período foram feitos os cantos aos reis, rainhas e as coroas de promessa, onde as guardas com muita fé e dedicação realizaram o canto. Às 19h foi a Missa Conga presidida por Frei Leonardo.

Já no domingo (19/9) a festa iniciou às 7h com a alvorada festiva e às 10h30 teve a santa missa presidida por Padre Lucio Camargo. Logo após às 12h foi realizada a oração do Angelus, cantado pelo rei Arnaldo Mesquita. Em seguida, às 15h, houve a carreata dos padroeiros, finalizando os festejos deste ano com o descimento das bandeiras.

Segundo a vice-prefeita Janete Aparecida, participar dessas festas é algo maravilhoso. “Meu coração se enche de emoção ao participar de uma Festa do Rosário junto com meus irmãos congadeiros. Sempre me lembro com alegria do dia em que fui coroada Rainha Perpétua, uma das maiores emoções da minha vida”, comentou.

Estavam presentes somente as pessoas necessárias para a realização da celebração, devido a pandemia do coronavírus. Por este motivo, o evento foi transmitido de forma online através do Facebook e Instagram da Congadiv (@congadiv), Instagram e Facebook da comunidade (@irmandadedealtosaovicente), no (@irmandaden.sra.dorosario e pelo Instagram da prefeitura (@prefeituradivinopolis).