A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou na tarde de hoje (14/6) a abertura da exposição “Novos Caminhos para a Habitação”, no hall do 2º andar do Centro Administrativo. A mostra estará disponível para visitação até o dia 20 de junho, de segunda à sexta, de 8h às 18h.
A iniciativa tem por objetivo mostrar o trabalho da Diretoria de Habitação, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). No evento, foi apresentado e explicado as diversas funções da diretoria, além de fotos sobre as ações que a Semas realiza diariamente.
A Diretoria de Habitação é responsável por acompanhar, avaliar, formular e propor os instrumentos para a implementação da Política Municipal de Habitação, em articulação com as demais políticas públicas e instituições voltadas ao desenvolvimento urbano, com intuito de promover a universalização do acesso à moradia.
De forma direta, ou através de parcerias, o setor desenvolve ações relacionadas a: Auxílio Moradia; Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saneamento; Regularização Fundiária Urbana (Reurb); Divina Reforma; Programa Piloto de Intervenção em Favelas; IPTU Cota Básica; Minha casa, Minha vida; Reforma que transforma; Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab).
O diretor de Habitação, Leonardo Gomes de Oliveira, destacou a respeito dos materiais expostos. “Temos que compreender que a moradia é um direito fundamental. Temos grandes responsabilidades, e trouxemos nessa exposição algumas ações implementadas e desenvolvidas pela nossa equipe. Agradeço a Prefeitura pela oportunidade de amostrar um tema importante para o combate à desigualdade social na cidade e de promoção a ocupação urbana planejada”, ressaltou.
De acordo com a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, a maior dignidade que uma pessoa pode ter é sua moradia e falar de habitação dentro da assistência social, deve ser falado que as ações políticas são feitas para poder igualizar as oportunidades de toda população. “Política populacional não é apenas levar moradia aos cidadãos, mas sim postos de saúde, áreas de lazer, praças esportivas, é colocar a população em condições de receber os benefícios desses programas. Por isso, próximo passo da diretoria de Habitação é regulamentar as pessoas que fazem jus a essas casas, dentro dos critérios legais, sem favorecimento, para que a regulamentação seja feita corretamente", declarou.
Para acessar a galeria de fotos da exposição, basta clicar no link:
https://encurtador.com.br/sxNXY