30 AGO 2021
Prefeitura anuncia aplicação de dose reforço contra Covid-19
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) anuncia a aplicação de dose de reforço da vacina contra a Covid-19, a partir de 15 de setembro, e estabelece critérios para que isso aconteça.

Conforme Nota Técnica recebida do Ministério da Saúde, o reforço da vacina contra a Covid-19 será aplicada nos idosos acima de 70 anos, desde que este idoso já tenha tomado a segunda dose, ou dose única, há, no mínimo, seis meses, independente do imunizante aplicado.

Uma dose de reforço também será aplicada em pessoas com alto grau de imunossupressão /imunodeficiência primária grave como quem está fazendo sessões de quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3; pessoas que fazem uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente,por ≥14 dias; que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune; pacientes em hemodiálise; pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Para os indivíduos com alto grau de imunossupressão o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico. A vacina a ser utilizada para a dose adicional deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer/Wyeth) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou Astrazeneca).

A Prefeitura de Divinópolis esclarece a todos que, o cadastro só poderá ser aberto após o Estado oficializar o envio das doses de reforço para atendimento destes públicos.

A nota do Ministério da Saúde destaca ainda que “com o avanço da vacinação nas demais faixas etárias, a depender da evolução da epidemia no país, bem como o surgimento de novas evidências científicas, a administração de doses adicionais para outros grupos poderá ser considerada”.