28 JUL 2021
AGRONEGÓCIOS
Semag celebra o Dia do Agricultor
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag) parabeniza o agricultor pelo seu dia, celebrado nesta quarta-feira (28/07). O agricultor é um profissional de extrema importância para a saúde humana, participando ativamente do processo de produção de alimentos, podendo ser consumidos in natura ou como matéria-prima para outros produtos.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população rural de Divinópolis é de 6.014 pessoas. Na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) há 665 agricultores familiares registrados. A Semag estima que há aproximadamente 1.300 grandes e médios profissionais da agricultura no município.

A produção na cidade é bastante diversificada. Entre as hortaliças, destaca-se o pimentão, abóboras, tomate, repolho, chuchu, quiabo, repolho, entre outras. Na fruticultura, destaca-se o cultivo de goiaba, banana, laranja, maracujá e uva. Também há a produção de eucaliptos, bovinocultura para leite e corte, avicultura, piscicultura (peixes) e milho para silagem e grãos.

A agroindústria também está presente no município. O destaque fica por conta para a produção de polpa de frutas, queijo minas, polvilhos, farináceos e quitandas.

A produção vinda dos agricultores é comercializada em Divinópolis e cidades próximas, através de feiras livres, supermercados, varejões, restaurantes ou por vendas diretas ao consumidor final. A agricultura local também participa ativamente de ações em parceria com o poder público como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), garantindo segurança alimentar para instituições de ensino e entidades assistenciais da cidade.

Origem

O Dia do Agricultor marca a fundação da então Secretaria de Estado de Negócios de Agricultura, hoje Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), criado em 1860. Em seu centenário, o então presidente Juscelino Kubitschek promulgou a lei nº 48.630, que marca o dia 28 de julho.