21 MAI 2020
Prefeitura lança programa EAD para alunos da rede pública municipal
A Prefeitura de Divinópolis, junto a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou uma coletiva de imprensa online na manhã desta quinta-feira (21/05), para tratar da situação da educação durante o período de pandemia. Na ocasião foi lançado o programa de Ensino À Distância para os alunos da rede municipal.

A proposta disponibiliza aulas online que deverão ser acompanhadas via internet. As atividades terão início na próxima segunda-feira (25/05) às 8h. Os conteúdos estarão disponíveis no site oficial da Prefeitura Divinópolis e contará com todo suporte necessário para os alunos como, material didático e tarefas criados pela equipe técnica educação. Os alunos que não tem acesso a internet, cerca de 20%, continuarão a receber material impresso, como apostilas.

Vera Prado, secretária de educação, lembra a importância de criar possibilidades que facilitem a comunicação de alunos e professores neste momento delicado.

“Estamos no momento desafiador que nos obriga a reinventar nossa forma de conviver. O sistema de ensino do município criou a plataforma web visando facilitar a comunicação entre professores e alunos contribuindo para a aprendizagem dos nossos estudantes e dando aos pais e responsáveis a oportunidade de monitorar a vida escolar de seus filhos”, enfatiza Vera.

Participaram da apresentação a secretária da pasta Vera Prado, vereador Eduardo Print Júnior, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, Bruno Pereira, diretor de Infraestrutura e Desenvolvimento Tecnológico do município, Maria da Conceição Araújo Maia, gerente de políticas educacionais da Semed e Gláucia Águida Mascarenhas, técnica do setor de dinâmica escolar, responsável pela estruturação escolar.

Desde o dia 11 de maio, os estudantes retomaram as atividades escolares com matérias disponibilizados nas secretarias das escolas, via Whatsapp ou enviados por Correio. A ferramenta via web é mais um canal de acompanhamento e aproximação de alunos e rede escolar.

Bruno Pereira, diretor de Infraestrutura e Desenvolvimento Tecnológico do município, comenta o esforço realizado pelos setores para levar até as famílias esta realidade.

“Quando começou esse período de isolamento e houve a suspensão das aulas, o município, com o apoio da diretoria e da Secretaria Municipal de Educação, começou trabalhar em cima de propostas como esta, que utiliza a tecnologia em favor do cidadão. Com muito esforço conseguimos tornar essa proposta realidade”, lembra Bruno.

Segundo o vereador, Eduardo Print Júnior, outras possibilidades de levar ensino a distancia aos estudantes da rede pública municipal, estão sendo construídas e serão ofertadas para atender a demanda de todos.

“Nas primeiras semanas de quarentena, sabendo da nova realidade que viveríamos, levei essa proposta até a Secretaria Municipal de Educação com o intuito de amenizar o impacto da pandemia nas escolas. Propus também, ainda na primeira quinzena de maio, a transmissão das aulas através da TV Candidés, onde já conversei sobre o assunto com o corpo técnico e diretivo da TV, que aceitou muito bem a ideia, tendo em vista o compromisso social que a imprensa possui”, ressalta.

Fonte: Assessoria PMD