13 MAR 2020
Divinópolis entra na fase epidemiológica 2 do plano de contingência contra o coronavírus

Na tarde desta sexta-feira (13/03), a Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou uma coletiva para tratar da situação do novo coronavírus (covid-19), no município. Foram explicadas as formas de disseminação, prevenção e tratamento.

Divinópolis é a primeira cidade mineira a avançar para a fase II do protocolo de cuidados com o vírus. Logo, os pacientes sintomáticos não ficam em quarentena e sim, em isolamento domiciliar, por tempo indefinido. Atualmente, o município possui 12 casos notificados. Destes, um confirmado, dois descartados e outros nove, seguem em análise.

Os riscos de epidemia aumentam e é o momento para evitar a disseminação maciça do vírus. Para organizar as medidas e protocolos utilizados na cidade foi criado um Grupo Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus, composto por: Amarildo Sousa, Secretário de Saúde; Janice Soares, Diretora da Vigilância em Saúde; Lécio Vasconcelos, Médico Infectologista do Hospital Santa Mônica; Rosângela Franco, Médica Infectologista dos Hospital São Judas e Complexo de Saúde São João de Deus, Eduardo Gomes Mattar, Diretor Técnico do Complexo de Saúde São João de Deus; Alan Rodrigo, Superintendente Regional de Saúde.

Transmissão local

A região se encontra em estado de transmissão local, ou seja, há suspeitas que pessoas contraíram o vírus através do contato com pacientes diagnosticados com covid-19. A previsão é que nas próximas semanas, seja difícil identificar o histórico de contaminação dos novos casos.

A Diretora de Vigilância em Saúde, Janice Soares, esclareceu que os profissionais de saúde farão a coleta de material para análise das pessoas que apresentarem sintomas. “Divinópolis já está em fase de transmissão local. Mas é importante ressaltar, que o grupo de risco, idosos e pessoas com comorbidades precisa de uma atenção especial”, explica.

Janice explicou que não será possível coletar amostras de todas as pessoas. “Provavelmente, não haverá kits para fazer testes em toda a população devido à grande proporção. As amostras serão coletadas, mas só em pacientes sintomáticos”, diz.

A Médica Infectologista do Hospital São Judas e do Complexo de Saúde São João de Deus, Rosangela Franco Guedes Ferreira, fez esclarecimentos em meio ao grande número de informações equivocadas nos últimos dias. “Nós precisamos estimular que as pessoas fiquem em casa e evitem exposição. Evitar encontros sociais, não é momento de festas, de confraternização. Só assim, a gente vai conseguir controlar a disseminação do vírus”, comenta.

A maior preocupação é com os pacientes pertencentes ao grupo de risco e que podem precisar de internação, sendo estes: Idosos (grupo principal de risco), asmáticos, fumantes, diabéticos e pessoas com problemas de coração.

Segundo o Médico Infectologista do Hospital Santa Mônica, Lécio Vasconcelos Junior, esclareceu que o número de casos suspeitos não significa, necessariamente, que o vírus está se espalhando de forma perigosa. “Nesse momento, Divinópolis vive uma espécie de experiência do Estado em relação a como vamos enfrentar essa possível epidemia”, destaca.

Eduardo Gomes Mattar, Diretor técnico do Complexo de Saúde São João de Deus afirma ser muito importante que a rede de atenção hospitalar se organize. “As pessoas não precisam se desesperar na corrida aos hospitais. Tanto a rede pública como a privada precisam receber somente aqueles pacientes que estejam realmente com os sintomas. Só assim, conseguiremos atender todos esses casos”, reforça.

Isolamento domiciliar

Alan Rodrigo da Silva, Superintendente Regional de Saúde, explicou que o individuo deve permanecer em isolamento domiciliar para a segurança de todos. “Ele é o potencial transmissor e deve respeitar os atestados, pensando na coletividade. O empresariado também precisa compreender o momento e respeitar os dias de afastamento do funcionário”, conta.

De acordo com os representantes, ainda não existe um tratamento específico para o tratamento do vírus. Desse modo, os pacientes com sintomas considerados leves, receberão os remédios sintomáticos. Já aqueles em quadro mais grave, serão atendidos com suporte ventilatório e outros procedimentos específicos, de acordo coma necessidade do infectado.

O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Sousa, reforçou que o executivo passará a tomar medidas mais efetivas, suspendendo reuniões com maior número de pessoas. “O município agirá com rapidez no combate do coronavírus. Nesse momento delicado, não poderemos esperar por alguns prazos”. Ele ainda ressaltou que “não é um estado de pânico, e sim de alerta. É o momento de pensar em si mesmo e no outro”.

A Semusa informa que ainda não se sabe a proporção do vírus no município e que é preciso analisar o panorama epidemiológico de acordo com a conjuntura. Entretanto, a saúde está mobilizada e tem se preparado para lidar números maiores de infectados.

Fonte: Assessoria PMD
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024