04 JUN 2019
Nota à imprensa - Afirmações mentirosas

Divinópolis, 4 de junho de 2019 - A Administração Municipal acredita que o vereador Elton Tavares deveria fazer valer seu direito constitucional de acesso aos documentos públicos antes de realizar afirmações mentirosas. Exemplo disso se deu no fim de semana, no Parque de Exposições, quando, ao falar ao vivo em uma emissora de rádio local, o vereador afirmou que o Município paga de R$ 300 mil a R$ 400 mil por mês de aluguel pelo espaço locado na Rua Pernambuco, 60, no Centro.

Com o mínimo de compromisso com a verdade, o vereador descobriria que esse valor é de R$ 54.517,22, ou seja, muito abaixo do que foi dito. E mais: uma apuração aprofundada indicaria que esse valor está em queda, uma vez que, desde o início do atual governo, a maioria das salas locadas foi devolvida. E os espaços que ainda se fazem necessários passaram por uma profunda redução nos valores dos aluguéis. A previsão é de que, em breve, apenas o setor de protocolo esteja funcionando no local.

O próximo a deixar o prédio no centro, deve ser as Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que irá se mudar para o prédio onde funcionava a Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro, próximo à Praça Candidés. Recentemente, a Secretaria de Esportes e Juventude trocou o prédio da Rua Pernambuco pelo imóvel onde funcionava a Polícia Ambiental, próximo à entrada do Parque da Ilha.

O próximo setor a deixar o edifício no Centro, é a Secretaria de Meio Ambiente, Planejamento e Cadastro, que será transferida para o Centro Administrativo, na Avenida Paraná. Para isso, a Prefeitura aguarda a ampliação da rede elétrica que atende a região do Bairro Belvedere, em fase final de planejamento junto à Cemig.

É importante informar também ao vereador que a Administração prepara construção do primeiro andar da ‘asa sul’ do Centro Administrativo, que já está com sua base edificada. Tal iniciativa abrirá espaço para que a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança Pública também possa ser transferida para o local. Até mesmo porque tal pasta demandará de espaço, uma vez que o vereador já anunciou que já conseguiu, em Brasília, os recursos necessários à criação e manutenção da Guarda Municipal em Divinópolis, setor vinculado por solicitação do próprio vereador à Settrans.

Dentro da política de renegociação dos valores dos alugueis, a Prefeitura garantiu a economia substancial para os cofres públicos. Só com a mudança da Secretaria de Saúde e da Farmácia Municipal do antigo prédio da Fadom, na Rua Minas Gerais, para outros imóveis na área central, a redução chega quase R$ 10 mil mensais.

A Prefeitura também se propõe a esclarecer ao vereador o funcionamento das questões orçamentárias. Isso o permitirá não se confunda mais ao tratar de assuntos relacionados ao tema. Na mesma entrevista, o vereador novamente se mostrou despreparado para tratar do assunto, mostrando desconhecimento sobre dotações, rubricas, estimativas e previsões orçamentárias na peça aprovada por ele seus pares de Legislativo. Ao citar que o Município tem R$ 6.200.000,00 pra investir em Cultura, faltando apenas especificar a procedência desses recursos.