28 MAI 2018
Divinópolis comemora 41 anos de Missa Conga

Dez ternos de congado participaram, neste domingo (27/05), da tradicional Missa Conga, no Santuário de Santo Antônio. São 41 anos ininterruptos da celebração em Divinópolis. Este ano, além de abrir o calendário de 2018 das festas do congado, comemoram-se os 130 anos da assinatura pela princesa Isabel da Lei imperial nº 3.353 – a conhecida Lei Áurea –, de 13 de maio de 1888, que aboliu a escravatura no Brasil.

Mais uma vez, a Missa Conga foi presidida por Frei Leonardo Lucas Pereira. Segundo pesquisadores, há registros da celebração de missas com a participação dos congadeiros na antiga matriz do arraial do Divino Espírito Santo do Itapecerica (hoje Divinópolis), por volta do ano de 1850, e possivelmente em outras localidades.

“A celebração da Missa Conga como se realiza hoje começou no final da década de 1960 a partir de pesquisas do folclorista, antropólogo e professor Romeu Sabará, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que constatou semelhanças entre o ritual da missa católica e o ritual dos congadeiros em várias circunstâncias”, afirmou o Frei Leonardo.

Logo após a missa, foi servido pela Secretaria Municipal de Cultura o tradicional Café de São Benedito a todas as guardas.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024