21 FEV 2018
Novo secretário de saúde é apresentado oficialmente

A Prefeitura de   Divinópolis apresentou oficialmente, nesta quarta-feira (21/02), o novo Secretário de Saúde, Amarildo Sousa. O servidor de carreira trabalha na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) há 23 anos foi nomeado nesta terça-feira (20/02).

Durante a entrevista, o secretário frisou a atual situação financeira da saúde no município e a falta de repasses. “Hoje estamos com 16 meses de atrasos nos recursos estaduais para UPA [Unidade de Pronto Atendimento], com atrasos de outros somam um total de R$ 50 milhões, o que drena os recursos municipais, pois os programas não podem ser interrompidos’’ explicou.

De acordo com Amarildo, não há uma possibilidade de fechamento ou greve na UPA. “O atraso do pagamento dos funcionários não é uma situação exclusiva da UPA, passamos por isso na prefeitura como um todo, o chefe do executivo já está atento a regulamentação, será feito o pagamento de todos. Houve uma conversa com toda a equipe e não há risco de greve neste momento, também não há a possibilidade de fechamento da UPA, pois ela é custeada por três esferas (federal, estadual e municipal) e também será feita uma licitação para a captação de nova empresa para gerir o local e faremos uma transição tranqüila”, afirmou.

O secretário falou também sobre a necessidade de priorizar a atenção primária do município. “Como primeira medida, vamos visitar as unidades de saúde e fazer um diagnóstico sobre a situação da atenção básica de Divinópolis. O momento não é de alarde para a população em relação à saúde do município. Tudo que puder ser feito para melhorar a saúde no município será feito, estamos abertos ao diálogo para uma melhor solução” contou.

Amarildo respondeu ainda perguntas em relação à situação do lixo hospitalar no município e sobre a construção do Hospital Regional. “Nós vamos tratar o lixo hospitalar, da maneira correta e de forma regulada. Em relação à construção do Hospital Regional, nós não temos previsão para o término da obra, mas é importante lembrar que uma fez que comece a funcionar, vamos conseguir otimizar mais nosso trabalho”, destacou.

O antigo secretário, Rogério Barbieri, ficou no cargo por um ano e foi exonerado a pedido, por motivos pessoais, na segunda-feira (19/02).

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024