A Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva divulgou o resultado da primeira etapa do processo seletivo para ingresso de novos alunos no primeiro semestre de 2018. O resultado completo pode ser encontrado no site da Prefeitura de Divinópolis (www.divinopolis.mg.gov.br ) e também na sede da escola onde está fixado no hall de entrada.
Candidatos já aprovados devem realizar as matrículas de 11 a 15 de dezembro e os que ainda devem passar pela segunda fase, devem realizar a prova em 3 de dezembro. O horário deve ser consultado no resultado final.
As provas foram realizadas no domingo (19/11) em três processos seletivos destinados a ingresso de 85 novos alunos. Um dos processos seletivos é para o Curso Básico de Música (com formação em instrumentos ou canto erudito); outro para o Curso de Musicalização Infantil (7 anos) e outro ainda para o Curso de Oficina de Música(para maiores de 40 anos).
O Curso Básico de Música (com formação em instrumento ou canto erudito) abriu 22 vagas para candidatos de 10 a 17 anos, em instrumentos como trompete (3), saxofone (5), flauta (8), percussão/bateria (1), violão (1), violino (2) e canto erudito duas vagas.
Candidatos ao instrumento saxofone desta faixa etária estão dispensados da segunda etapa de seleção e podem realizar as matrículas. Candidatos aos instrumentos bateria, flauta, violão e violino devem fazer segunda etapa do processo seletivo. Para o curso de canto nesta faixa etária não houve inscritos e as vagas foram transferidas para a categoria de 18 a 60 anos.
Entre adultos de 18 a 60 anos, foram disponibilizadas 17 vagas, sendo elas: canto erudito um, flauta seis, percussão/bateria um, saxofone três, trompete cinco e violão uma. Candidatos desta faixa etária ao curso de canto e aos instrumentos bateria, flauta, saxofone e violão deverão participar da segunda etapa do processo seletivo e candidatos ao instrumento trompete poderão realizar as matrículas diretamente.
Para os maiores de 60 anos foram oferecidas 10 vagas, sendo um para canto erudito, dois para flauta, um para percussão/bateria, três para saxofone e três para trompete. Candidato ao instrumento saxofone pode realizar matrícula com dispensa da segunda etapa e os candidatos de flauta deverão participar da segunda etapa. Para o curso de trompete e canto não houve candidatos e as vagas foram transferidas para outra faixa etária.
A Oficina de Música, para maiores de 40 anos, ofereceu 20 vagas para o turno da tarde. Todos os aprovados não precisarão participar da segunda etapa seletiva e devem realizar matrícula no período determinado.