18 NOV 2016
AGRONEGÓCIOS
Agricultura Familiar ganha incentivo e vira referência

O projeto de Agricultura Familiar elaborada e executada pela Prefeitura de Divinópolis é exemplo para o País. A experiência exitosa levou o Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, receber o prêmio de Prefeito Empreendedor do Sebrae. 107 produtores rurais entregam alimentos para Prefeitura, os alimentos são repassados para as 31 entidades beneficiando 3,6 mil pessoas assistidas em programa sociais, de acordo com os dados da Secretaria Municipal de Agronegócios.

A proposta fomenta o associativismo, organizando os produtores, através da Associação dos Pequenos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis (Aprafad), combatendo o êxodo rural e garantindo a segurança alimentar. A proposta é realizada de forma compartilhada, com o Desenvolvimento Social, Educação, Agronegócios e Planejamento e foi apresentada para várias cidades de Minas Gerais.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal gerenciado pelo município movimentou no município R$ 700 mil, aproximadamente, em dois anos e foram entregues 291,4 toneladas de alimentos repassados para entidades. Os produtores recebem R$ 6,5 mil anualmente.

Em 2013, no evento ‘Fomenta Minas’ realizado na cidade de Varginha no Sul de Minas, o Gerente de Políticas Públicas do Sebrae-MG, Nair Andrade, destacou a experiência de sucesso de Divinópolis.

“É fantástica a experiência de Divinópolis no que se refere ao plano de aquisição alimentar. Pode se considerada uma experiência única no estado, tanto é que este plano deu a Divinópolis o prêmio prefeito empreendedor. Ter o Vladimir com a gente hoje relatando a prática e a disseminando, para que outros municípios possam também adotá-la, é prazeroso. Divinópolis deixou uma semente importante”, considerou  Nair Andrade.

O prefeito Vladimir destacou o trabalho compartilhado das secretarias.  “Fomentando o associativismo, organizando os produtores, através da Aprafad, combatendo o êxodo rural e garantindo a segurança alimentar e trabalhando o assunto de forma compartilhada, com o Desenvolvimento Social, Educação, Agronegócios e Planejamento para fazer valer o projeto”, destacou.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024