Novo Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil fortalecerá o atendimento especializado em saúde mental para crianças e adolescentes
A Prefeitura de Divinópolis conquistou mais um importante avanço para a saúde pública do município. Em parceria com o Governo de Minas Gerais, a administração municipal garantiu R$ 6 milhões em recursos para a construção da sede própria do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Cidah Viana, serviço de referência no atendimento a crianças e adolescentes com transtornos mentais severos e persistentes. Neste momento, a Secretaria Municipal de Saúde está elaborando o projeto da edificação, etapa necessária para que a obra seja iniciada em 2027.
Atualmente, o CAPSi funciona em um imóvel alugado, cuja estrutura já não atende plenamente às necessidades do serviço. Com a sede própria, o município contará com um espaço moderno, planejado especificamente para o atendimento em saúde mental infantojuvenil, oferecendo mais conforto, acessibilidade e condições adequadas para pacientes, familiares e profissionais.
A prefeita Janete Aparecida destacou que a conquista representa mais um compromisso cumprido pela administração municipal na ampliação da rede pública de saúde. “Cuidar da saúde mental das nossas crianças e adolescentes é investir no futuro da nossa cidade. Essa conquista representa dignidade para os pacientes, melhores condições de trabalho para os profissionais e mais tranquilidade para as famílias”.
A secretária municipal de Saúde, Sheila Salvino, ressaltou que a nova estrutura permitirá qualificar ainda mais o atendimento oferecido pelo município. “Hoje o CAPSi funciona em um espaço alugado que já não atende às necessidades do serviço. Com a sede própria, teremos ambientes planejados para o cuidado em saúde mental, possibilitando um atendimento mais acolhedor, seguro e eficiente. Estamos iniciando a elaboração do projeto para que possamos dar início à obra em 2027 e entregar à população um equipamento à altura da importância desse serviço”.
O CAPSi é um serviço aberto e comunitário, sendo a principal porta de entrada da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) para crianças e adolescentes de 3 a 18 anos. A unidade atende crianças e adolescentes em intenso sofrimento psíquico, com transtornos mentais graves e persistentes, em situações de crise e também aqueles com uso prejudicial de álcool e outras drogas. O trabalho desenvolvido busca promover o cuidado integral, fortalecer vínculos familiares e sociais, ampliar a inclusão e reduzir a necessidade de internações psiquiátricas por meio de intervenções terapêuticas humanizadas.
Com a garantia dos recursos e o início da elaboração do projeto, a Prefeitura de Divinópolis dá mais um passo para fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial e ampliar o acesso a um atendimento especializado, humanizado e de qualidade para crianças, adolescentes e suas famílias.