A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag), conquistou destaque nacional ao ter o trabalho do Banco de Alimentos selecionado entre os quatro finalistas do eixo Poder Público no 4º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizado em Belo Horizonte. O reconhecimento foi obtido após avaliação da Comissão Científica do evento, que analisou 63 experiências inscritas.
A cerimônia de encerramento e divulgação dos trabalhos finalistas ocorreu na tarde de ontem e reuniu representantes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), representantes do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, de países da America Latina, pesquisadores, gestores públicos, profissionais da área e instituições de diversas regiões do Brasil.
O trabalho apresentado por Divinópolis retrata a trajetória e os resultados do Banco de Alimentos, vinculado à Secretaria Municipal de Agronegócios. A iniciativa evidencia ações voltadas ao aproveitamento de alimentos, ao combate ao desperdício, ao fortalecimento da agricultura familiar e à promoção da segurança alimentar e nutricional.
Atualmente, o Banco de Alimentos atende 37 instituições socioassistenciais, beneficiando mais de 10 mil pessoas todos os meses. Além da distribuição de alimentos, o programa desenvolve ações permanentes de educação alimentar e nutricional e executa o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), incentivando a produção da agricultura familiar e ampliando o acesso da população a alimentos saudáveis e de qualidade.
A classificação entre os quatro melhores trabalhos da categoria Poder Público demonstra a efetividade das políticas públicas desenvolvidas pelo município e reforça o compromisso da Administração Municipal com a promoção da segurança alimentar, da inclusão social e do desenvolvimento sustentável.
O reconhecimento também consolida Divinópolis como referência regional na implementação de iniciativas que unem responsabilidade social, combate ao desperdício de alimentos, fortalecimento da agricultura familiar e garantia do direito à alimentação adequada para a população.









