Reunião técnica analisou contraproposta apresentada pelos sindicatos e definiu novos encaminhamentos para continuidade do diálogo
A Prefeitura de Divinópolis realizou, durante toda a tarde desta quarta-feira (24/6), mais uma reunião técnica para discussão da proposta de reforma da Previdência Municipal. O encontro aconteceu na sede do Diviprev, reunindo representantes do Poder Executivo, do instituto previdenciário, das entidades sindicais e da assessoria jurídica que acompanha os servidores.
A pauta principal foi a análise da contraproposta apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis (Sintram) e pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal de Divinópolis (Sintemd), com o objetivo de aprofundar o debate sobre os pontos que compõem a proposta de modernização do sistema previdenciário municipal.
Durante a reunião, realizada em clima de diálogo e respeito mútuo, foram identificados pontos de convergência entre as sugestões apresentadas pelos sindicatos e os estudos desenvolvidos pela Administração Municipal. Também foram discutidos temas que ainda demandam avaliações complementares, especialmente sob os aspectos técnico, jurídico e atuarial, para verificação de sua viabilidade e dos impactos para o sistema previdenciário.
Como encaminhamento, ficou definida a realização de uma nova reunião na próxima sexta-feira, na sede do Sintram. O objetivo será dar continuidade às discussões, aprofundar a análise dos pontos pendentes e buscar avanços na construção de consensos em torno da proposta.
Participaram da reunião, representando as entidades sindicais, o presidente do Sintemd, Rodrigo Rodrigues, o presidente do Sintram, Marco Aurélio Gomes, além dos consultores, os advogados Farlanes de Almeida Guimarães Júnior e André Luiz Rodrigues.
Representando o Poder Executivo Municipal estiveram presentes o secretário municipal de Fazenda, Gabriel José Vivas Pereira, o secretário de Governo, Matheus Tavares, o assessor jurídico Felipe Soalheiro e o superintendente do Diviprev, Agnaldo Ferreira Lage.
A Administração Municipal reforça que o processo vem sendo conduzido de forma transparente e participativa, priorizando o diálogo com as entidades representativas dos servidores e buscando construir uma proposta tecnicamente responsável, capaz de garantir a sustentabilidade do sistema previdenciário municipal e a segurança dos benefícios presentes e futuros.