A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa à população sobre a situação de superlotação enfrentada pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Padre Roberto Cordeiro Martins.
Diante da atuação situação, a Prefeitura de Divinópolis já entrou em contato com o Governo do Estado informando sobre a atual situação e também acionou o Ministério Público. Nesta quinta-feira (17/10), a taxa de ocupação da unidade atingiu aproximadamente 150% de sua capacidade total, com 52 pacientes aguardando vaga para transferência hospitalar.
O setor de observação adulto 1, especificamente, registra uma ocupação de 260%, destacando a gravidade da situação. Além dos pacientes já cadastrados no sistema SUSFácil, os pacientes que aguardam atendimento e que se encontram em observação podem demandar solicitação de internação hospitalar.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reitera que tem cobrado providências à coordenação de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, a qual é responsável pela regulação de internação hospitalar para os casos da rede de Urgência, e reforça o seu compromisso em garantir a melhor assistência aos pacientes. Diante desta situação, a Semusa agradece a compreensão da população.